
A união das mulheres em busca de maior segurança e tranquilidade ao circularem nas ruas das grandes cidades e também na luta por seus direitos serão tema de debates na próxima quarta-feira (4), na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A palestra “Projetos de Empoderamento e Fortalecimento das Mulheres: a experiência do Vamos Juntas? e o UNIU” faz parte do ciclo de debates sobre feminismo, gênero e sexualidade e ocorre às 19h na sala 101.
Para falar sobre os assuntos, foi convidada a jornalista Babi Souza, 24 anos. Natural de Porto Alegre e graduada em Jornalismo pela PUC-RS, Babi tornou-se conhecida em julho deste ano, ao fundar o movimento “Vamos Juntas?”, que incentiva mulheres a andar em grupo para inibir a ação de criminosos.
Além disso, o movimento também tem o objetivo de fazer com que as mulheres reflitam sobre os direitos e os papéis femininos na sociedade. No Facebook, a página tem mais de 234 mil curtidas e recebe diariamente relatos de mulheres que passaram por situações de assédio em diversas cidades do país.
Na conversa, também será relatada a experiência do UNIU – Contra o Machismo, um movimento que surgiu dentro da Unisc, com a participação de estudantes de diferentes cursos da instituição, que lutam contra o machismo institucionalizado, buscando promover empoderamento e afirmação. Em apenas um dia, a página do grupo no Facebook já recebeu 430 curtidas.
O bate-papo é promovido pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Caco) da Unisc, e conta com o apoio do Departamento de Ciências Humanas, do D.A Rosa Luxemburgo e D.A do Serviço Social. A mesa redonda será comandada pela professora Gabriela Felten da Maia, do Departamento de Ciências Humanas. O evento é aberto ao público geral.