Foi após concluir a formação em Administração/Comércio Exterior, na Universidade de Caxias do Sul, em 2005, que Caroline Bienert retornou à Venâncio Aires para atuar na empresa da família, a Faires. Passou por diferentes setores da empresa, a fim de ter um conhecimento sistêmico do negócio, até que, em 2008, assumiu a responsabilidade de implantar o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
Dois anos depois, viu o resultado de seu trabalho quando a empresa recebeu Medalha de Bronze no programa. Os bons resultados trouxeram ainda mais responsabilidade: ainda em 2010, foi designada para enquadrar os processos da empresa nos critérios da ISO 9001, certificação que foi obtida três anos mais tarde, pelo organismo certificador Bureau Veritas International.
Nesse meio tempo, para complementar sua formação, Caroline concluiu uma pós-graduação em Controladoria e Finanças, pela Univates; e um MBA em Gestão Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas. Em 2014, assumiu a vice-presidência de indústria na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva).

Caroline lembra que, quando começou a trabalhar era muito nova, e com isso consegue perceber a evolução e amadurecimento. Segundo ela, a melhor forma de obter isso é colocando a ‘mão na massa’, uma vez que acredita que as pessoas aprendem muito mais com os erros, do que com os acertos. “Isso faz parte do amadurecimento profissional”, afirma.
A vida de empresário não é nada fácil, mas acredito que não se pode desistir na primeira dificuldade, é preciso continuar e aprender com ela e vê-la como uma oportunidade. Sem esforço não se têm resultado. Além disso, acho importante estar contribuindo com a sociedade, gerando empregos e ensinando pessoas.
Para concluir, a profissional diz que determinação, foco e perseverança são elementos essenciais para o sucesso de um empreendimento. Na opinião de Caroline, todos os dias trazem oportunidades de novos aprendizados.
Acredito que não se deve contratar somente pessoas parecidas com você, a diversidade é importante e necessária. Um empreendedor deve ter a mente aberta para o novo, ser curioso e buscar alternativas inovadoras.