O Brasil amanheceu triste. Na madrugada desta terça-feira, 29, o avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta, 30, sofreu uma queda possivelmente causada por pane elétrica. Ao todo, 77 ocupantes estavam à bordo. 

Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, pegou o voo da LaMia, com o qual seguiria para a Colômbia, seu destino final. No entanto, às 22h15 de segunda-feira (1h15 de terça-feira, horário de Brasília) perdeu contato com a torre de comando e, em seguida, caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín, na Colômbia. 

Até o momento, já foram confirmadas 71 mortes e 6 sobreviventes, entre eles jogadores do time de futebol. 

>> O que é uma pane elétrica, possível causa do acidente?

Uma pane elétrica é o mau funcionamento de dispositivos elétricos do veículo, o que pode ocorrer em carros, motos e aviões. Isso acontece, geralmente, quando não é feita a manutenção da bateria e do alternador ou quando há sobrecarga do sistema. 

Porém, uma pane elétrica, por si só, não deveria ser a causa da queda de um avião, porque, além de todo o sistema elétrico da aeronave, aviões de porte maior têm, obrigatoriamente, um sistema de emergência chamado ‘RAT’ (‘Ram Air Turbine’, em português, uma ‘turbina movida à força do ar’), que funciona como outro sistema de energia para manter as funções básicas da aeronave. Desta forma, quando ocorre uma pane no principal sistema elétrico, o avião passa a pegar energia de baterias auxiliares, que duram um tempo limitado, e, quando esse tempo acaba, entra em ação o ‘RAT’.

Esse dispositivo pode ser acionado de duas maneiras, dependendo da aeronave: automaticamente, quando detecta a falta de eletricidade; ou manualmente, pelo piloto na cabine. 

>> Quais são as principais causas de uma pane elétrica?

A falta de energia e/ou eletricidade, fator que coloca em funcionamento toda a aeronave (desde aquecimento do ambiente até funcionamento dos painéis de controle), pode ocorrer devido à uma pane no computador de bordo, falta de combustível e/ou perda das turbinas principais, entre outros fatores.

>> Como evitar uma pane elétrica?

Para garantir que um voo seguro, é necessário uma vistoria e revisão completas, desde as turbinas externas até os sistemas de controle internos da aeronave, como computador de bordo e rádio comunicador. Isso, é claro, também precisa ser feito em qualquer outro tipo de veículo, não apenas em aviões.