Tenho percebido mais pessoas sorrindo para as câmeras do que para a vida. Li esta frase estes dias e acredito fazer muito sentido com o que vejo por aí. Parece que se tornou mais importante registrar o momento e postá-lo para o mundo, do que vivê-lo intensamente. Tem feito mais sentido receber likes nas fotos exibidas pelas redes sociais, do que realmente ficar recordando cada momento celebrado.
Entendo que compartilhar momentos com as pessoas é interessante e legal, eu mesma faço isso! Mas tenho me perguntado se não estamos ultrapassando a linha da realidade e alimentando o que denomino como cultura do status em excesso?

Recentemente li um texto que definiu exatamente o que tenho refletido e compartilho aqui o link para quem tiver interesse.
Me preocupo quando percebo que a vida tem se tornado mais virtual do que real.
Por que em alguns episódios é isso que vejo, histórias controversas sendo contadas em uma rede social, quando na realidade a história é outra. Pra que tudo isso? Se útil fosse para curar as dores da alma ou aproximar pessoas tudo se explicaria. Mas percebo o contrário: pessoas adoecendo porque o mundo é muito feliz e elas não, e amizades sendo diluídas na multidão.
O que parece é que estamos perdendo tempo, estamos perdendo uma conversa amiga porque dá para chamar no whatsapp e trocar uma ideia, estamos perdendo o sorriso dos nossos filhos porque a tela tem sempre muitas notificações, estamos perdendo o contato com nosso marido porque no escuro do quarto se enxergam duas telas pequenas acesas, estamos perdendo a vontade de sair de casa porque muitos são os motivos para permanecer conectados vasculhando a vida alheia.
Também faço uso das redes sociais e já cometi muitos enganos quando deveria estar brincando com minha filha ou dando um abraço no meu marido. Mas me dei conta disso e hoje monitoro minha vida para que eu tenha uma vida real para contar.
As fotos postadas não farão sentido se delas não tivermos uma história para contar, um cheiro para lembrar, uma sensação boa para guardar.
Boa semana para todos!
>> Quem tiver algum comentário ou sugestão, é muito bem-vindo. Envie uma sugestão para [email protected] .