No mês passado, a Farmácia Drogafarma e a Flex Nutrition realizaram em Venâncio Aires o evento #absolutamentecompleto, no qual o nutricionista e educador físico éverton Bottega falou sobre suplementação e ganho de massa magra.
Quem estava na plateia naquela noite era a nutricionista Camila Mai, referência na região em nutrição estética e esportiva. Por isso, o ‘Briga de Peso’ conversou com a profissional, que falou sobre as principais buscas das mulheres e os caminhos para atingir os objetivos da dieta. Confira:
Qual é a principal busca das mulheres que vão ao teu consultório?Principalmente diminuir a gordura abdominal. E aumentar glúteo e coxa.
Qual é o caminho para se obter esses dois diferentes resultados?Se o objetivo é a perda da gordura, buscamos atividades mais aeróbicas, mas ao mesmo tempo, já prezamos pela musculação, para não haver flacidez. O cuidado da dieta sempre tenta evitá-la, porque o grande problema da perda de peso muito imediata, em que se perde cinco, sete quilos por mês, é que a flacidez vem junto. Então o ideal é lentificar um pouco a perda de peso e, ao mesmo tempo, já ir pensando nesta questão da musculatura.
Na verdade, quando se promove uma dieta para aumento de massa muscular, isso não está relacionando somente com hipertrofia, porque para a pessoa que quer o emagrecimento, aumentar a massa muscular será positivo. Cada grama de músculo consome oito vezes mais calorias do que cada grama de gordura. Então ter um pouquinho mais de massa muscular vai promover maior perda de gordura corporal.
Como ter disciplina em meio a rotina corrida?O suplemento vem justamente para auxiliar pessoas que têm rotina corrida, que não conseguem levar consigo todas as suas refeições em marmitas. Um suplemento rico em proteínas, como é o caso do whey protein, não confere só a questão do aumento de massa muscular. Ele também contém compostos bioativos que, inclusive, são anti-oxidantes. Como o processo da gordura é um processo oxidativo, o whey protein auxilia até na queima dessa gordura corporal. Então tudo é uma questão de quantidade e de saber em que horário que vai consumir isso tudo.
Além disso, as receitas que eu costumo passar geralmente são muito práticas, como os congelados, que podem ficar em potinhos. A pessoa chega em casa e só descongela. Isso efetiva a rotina alimentar saudável.
E aí, gostou das dicas da profissional?
Veja mais postagens da coluna ‘Briga de Peso’ aqui.