No fim do ano passado a coluna ‘Briga de Peso‘ acompanhou a inauguração da loja Flex Nutrition, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, teve a oportunidade de conversar com a musa fitness Gracyanne Barbosa, e também com outros atletas.

Um destes é Edson Serafim, campeão mundial e vice-campeão da Arnold Classic América do Sul. Acompanhe a entrevista:

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasEdson Serafim na inauguração da Flex Nutrition
Edson Serafim

Qual é a sua rotina de treinamento?Em termos de alimentação eu procuro deixar meu peso corporal não mais do que 6 ou 7 quilos acima do ideal. Nessa época, fora de competição, eu tenho liberdade total para ingerir carboidrato, e tenho a proteína nivelada (mais ou menos 4 gramas de proteína por quilo de peso corporal). Quando eu entro no período da dieta eu continuo com a proteína alta e vou controlando os carboidratos, até chegar na espessura de dobra cutânea que eu preciso ter. Quanto mais a pele for afinando, a gordura for sendo eliminada, eu vou dosando os carboidratos. Essa preparação inicia cerca de 12 semanas antes, mas varia muito conforme a condição que você apresenta.

Os exercícios de musculação são os mesmos sempre. Eu não costumo variar carga, o que muda bastante é a carga de trabalho aeróbico. Faço muito cardiovascular, chego a fazer duas sessões, uma em jejum e uma à noite, no final de tudo.

Você viaja bastante para eventos. Como faz para manter a rotina?Está aí uma dificuldade, e eu tenho que realmente me policiar muito para isso. Eu costumo preparar as minhas refeições, porque é muito difícil comer em hotel. Eu procuro levar panela elétrica para poder cozinhar o meu arroz, os meus vegetais, levo grelha para fazer o meu salmão, peito de frango, e procuro adaptar desta forma. Se você descuida dessa parte, a sua performance cai na competição.

E como é participar de eventos tão grandes quanto o Campeonato Mundial e o Arnold Classic?é difícil pelo nível que os atletas apresentam. Niguém vai despreparado em uma competição assim. Mas é muito gratificante, porque se você consegue ficar pelo menos entre os 10 primeiros é uma satisfação em termos de currículo. Através disso abrem-se muitas portas no campo profissional.

Qual sua dica para quem está ingressando neste universo fitness?Tem uma palavra-chave que é disciplina, que é algo que não se adquire assim tão rápido, a pessoa precisa se adaptar. Eu vejo que muitas pessoas querem o resultado, mas não estão acostumadas a essa rotina. E a segunda é dar tempo ao tempo, ter bastante paciência. Se você come direito, se você descansa, treina com seriedade, o resultado vem.

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasRegistro feito na inauguração da Flex Nutrition, em Santa Cruz do Sul
Registro feito na inauguração da Flex Nutrition, em Santa Cruz do Sul