Foto: Divulgação / Tudo & TodasMarcel em sua apresentação no Pan-americano de Toronto, em 2015
Marcel em sua apresentação no Pan-americano de Toronto, em 2015

Ele é um dos grandes nomes da patinação brasileira. Multi-campeão, Marcel Stürmer também coleciona quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, – Santo Domingo em 2003; Rio de Janeiro em 2007; Guadalajara em 2011; e Toronto em 2015 – todas conquistas inéditas para o país.

>> Leia também: Prata no Pan-americano, Talitha Haas muda de modalidade para o Brasileiro de Patinação

Ao conquistar sua última medalha, no ano passado, em Toronto, o jovem fez um retrospecto de sua carreira, falando das conquistas, mas também de todo o esforço e dedicação que empenhou para crescer no esporte. Em entrevistas, disse, na época:

“Eu nasci em um país que, quando comecei a patinar, a não ser a minha família, todo mundo ao meu redor deu as costas para mim. E de família eu digo as três pessoas mais próximas de mim, meu pai, minha mãe e meu irmão. Inclusive familiares falaram que era bobagem. Sofri todo tipo de preconceito por não praticar basquete , vôlei , futebol . Para mim é um orgulho muito grande saber que eu posso bater um recorde no país do futebol sendo patinador e tendo que ter passado por todas as dificuldade imagináveis e inimagináveis existentes.”

No dia que iniciam as provas do Campeonato Brasileiro de Patinação e Torneio Nacional, as quais se estendem até o dia 22 de abril, em Venâncio Aires, Marcel Stürmer concede uma entrevista exclusiva ao T&T, onde fala sobre seus atuais projetos e planos para o futuro.

Confira:

T&T: Quando você conquistou o tetra no Pan-americano, decretou a aposentaria da competição, assim como dos campeonatos brasileiros. Na época, você disse também que ‘não anunciaria’ o seu futuro. Hoje, quase um ano depois, você já vislumbra o seu futuro de forma mais clara, especialmente em relação a patinação?

Marcel: Um pouco, sim. Mas confesso que estou, como desde aquela época pós-Pan, vivendo o momento. Ou melhor, os momentos. Escolhendo bem as competições, eu tive tempo de tirar da gaveta alguns projetos que queria realizar. Abri a primeira escola de patinação Marcel Stürmer em Goiânia-GO, e está sendo uma experiência muito além daquilo que imaginei. Fiz viagens, patinei para fã em festa de 15 anos, vou carregar a tocha olímpica no revezamento e, no segundo semestre do ano, eu inicio um projeto que sempre sonhei: um projeto em Lajeado que irá atender cerca de 40 crianças. Uma parceria entre a prefeitura, eu e o governo federal. (Como atleta, Marcel tem o patrocínio da Patins Rye, Savarauto Jeep, Governo de Lajeado e Ulbra)

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMarcel tem usado o seu conhecimento para preparar outros atletas
Marcel tem usado o seu conhecimento para preparar outros atleta

T&T: Os brasileiros poderão ver você na abertura das Olimpíadas 2016? Como está essa negociação? Na sua opinião, participar do evento, mesmo sem competir, é mais uma etapa importante da sua carreira?

Marcel: Meu envolvimento no momento é com a Coca Cola e o revezamento da tocha. Me entristece não poder competir nas Olimpíadas, ainda mais o meu país sendo sede e sabendo das chances de medalha que teria. Dito isso, vou focar na parte que tenho e não no que não tenho.

T&T: Além dos expressivos títulos, você também se destaca por ser um patinador empreendedor, seja pelos shows e tours, pelas aulas, ou pela empresa de confecção de roupas de patinação de sua família. Você acredita que esse é um caminho natural para alguém com a sua experiência e trajetória?

Marcel: Não sei se é natural, é uma questão da minha vontade com oportunidades. é preciso estar muito atento às mudanças e demandas para ser empreendedor em um meio onde os recursos costumam ser limitados, mas entre as coisas que aprendi treinando e competindo, duas delas se encaixam bem aqui: aceitar os desafios e ser criativo.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMarcel em outro trecho de sua apresentação
Marcel em outro trecho de sua apresentação

T&T: Como será a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2016?

Marcel: Eu estarei em Venâncio para assistir alguns atletas com os quais faço um trabalho paralelo com os técnicos deles. Além disso, farei uma participação em um grupo de shows.

Para assistir a participação especial de Marcel Stürmer no mini-grupo Rodas de Ouro, de Santa Catarina, basta ir ao ginásio no domingo, dia 17, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

>> Leia também: Campeonato Brasileiro de Patinação: o que você precisa saber para assistir a competição

***

Para ler todos os posts sobre patinação, clique aqui.