Um espelho transmite o reflexo de nossa imagem e ele apenas reflete aquilo que somos e o que aparentamos ser. A nossa vida não é muito diferente, ela é fruto daquilo que somos, daquilo que fazemos e que de certa forma refletirá para nós algum dia, em alguma coisa.
Somos tão preocupados com a aparência, roupas e maquiagens. Muitas vezes nos preocupamos mais com a embalagem do que com o conteúdo. Um espelho reflete o que somos exteriormente, mas não o que está em nossas almas e em nossos corações. Quantas vezes em nossas vidas enxergamos somente como um espelho? Quantas vezes observamos só a aparência ao invés de observarmos o conteúdo dos seres humanos, seus valores e qualidades?
Desejamos todos os dias pessoas mais honestas, humildes, bondosas e com diversas outras qualidades, mas se pararmos na frente de um espelho, o que veremos a nosso respeito? Veremos alguém com roupas simples, cheio de rugas e alguns fios de cabelos brancos? Ou será que enxergaremos o que está além da imagem de um espelho?
Pois bem, muitas pessoas fecham os olhos para o mundo, fazem de conta que não veem o sofrimento, a angústia e que não escutam um “por favor, me ajude!”. São poucas as pessoas que enxergam o seu semelhante de forma humana. Muitas preferem criticar, invejar e fazer-se de sega, surda e muda diante de alguns problemas. é mais fácil invejar o que o outro conquistou, do que trilhar os caminhos que o próximo trilhou e passar pelas dificuldades que ele passou. é mais fácil querer ter o que o outro tem de bom, mas é muito mais difícil se colocar no lugar do próximo.
Para alguns seres humanos, é muito mais fácil discutir quando o seu semelhante tem uma opinião diferente do que dizer: “Tudo bem, sem problema, eu entendo o seu ponto de vista e lhe respeito.” Para outros é muito mais fácil reclamar da estrutura de uma escola do que reconhecer também o conhecimento passado pelos professores da mesma.
é mais fácil reclamar e muito mais difícil fazer as coisas mudarem, essa é a verdade. Está na hora de olharmos o mundo, a vida e as pessoas de uma forma diferente e não somente com um espelho que vê apenas o físico. Está na hora de enxergarmos as qualidades, os valores, nossos defeitos e o que temos que melhorar.
Os cabelos brancos e as pequenas rugas podem significar experiência de vida, um sorriso nos lábios nem sempre significa que alguém está feliz de verdade. Precisamos aprender tanto, viver tanto, amadurecer tanto e embora tenhamos feito tudo isso, ainda sentiremos vontade de aprender mais, conhecer mais e amadurecer mais, pois aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
Que todos os dias possamos nos olhar em um espelho e ver que muito além da aparência, nós também podemos ter uma grande alma. Que passemos a olhar as pessoas desse mundo com bons olhos e, muito mais que isso, que enxerguemos as coisas muito além do que um espelho pode refletir.