Os Estados Unidos vão colocar a imagem de uma mulher numa nota pela primeira vez em mais de um século, quebrando a tradição de estampar homens brancos considerados heróis políticos.
O secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, disse nesta quinta-feira (18) que a nota de 10 dólares será redesenhada e vai apresentar o rosto de uma mulher estampado. Ele não mencionou nomes, mas garantiu que a figura será “uma mulher que contribuiu e representa os valores da democracia americana”.
A má notícia para os ansiosos é que as novas cédulas só serão lançadas em 2020. A nota, que traz hoje estampada o busto de Alexander Hamilton (1755-1804), o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, irá mudar em comemoração aos cem anos de aprovação da 19ª emenda, que estendeu às mulheres o direito de votar.
A mulher escolhida (que o nome não foi divulgado ainda), no entanto, não estará estampada em todas as notas de 10 dólares que circularão pelos Estados Unidos. As cédulas continuarão a ser ilustradas com uma nova imagem do atual homenageado Alexander Hamilton. “Nossas notas e as imagens de grandes líderes americanos e marcos históricos que eles retratam são há tempos uma maneira para honrarmos nosso passado e discutirmos nosso valores”, disse Lew a repórteres em uma teleconferência. “Esta decisão de colocar uma mulher em uma nota de 10 dólares reflete nossas aspirações para o futuro”.
Atualmente, todas as pessoas representadas em notas norte-americanas são homens que tiveram um papel relevante na história do país.
Confira como ficariam as notas de dolar estampadas com mulheres: