26 de junho na história: a Suprema Corte dos Estados Unidos legaliza o casamento homoafetivo em todo o país. A decisão se deu por cinco votos contra quatro. Os 13 estados que ainda proibiam, não podem mais barrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Segundo a Reuters, a decisão não entrará imediatamente porque a Suprema Corte concede ao litigante que perdeu o caso aproximadamente três semanas para solicitar uma reconsideração.
Estados de Kentucky, Michigan, Ohio e Tennessee, tinham o casamento definido como a união entre um homem e mulher. Além de não permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo em seus territórios, os estados não reconheciam casamentos válidos em outros estados.
No facebook, a página da Casa Branca alterou quase imediatamente sua foto de perfil em apoio à causa. Veja:
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));Posted by The White House on Sexta, 26 de junho de 2015
Outras diversas marcas demonstraram apoio, alterando suas fotos de perfil. O CEO do facebook, Mark Zuckerberg, alterou sua imagem e a rede social disponibilizou aos internautas uma ferramenta para mudar a imagem e usar as cores da bandeira gay.