Professor não é só aquele que ensina a ler, a calcular, a saber o que ocorreu no passado, onde se localiza determinado país ou, ainda, que ensina fórmulas de química ou física. Há professores que, muitas vezes, se tornam pai, mãe, amigo ou um conselheiro para a vida toda. Professor é aquele que ouve, que entende, que ajuda, ampara e tenta mostrar o caminho. Mas há, também, aqueles educadores que se tornam exemplo de pessoa e de profissional para a vida inteira. Exemplos a serem seguidos, compartilhados e sempre lembrados.
Formada há sete anos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Professora de Português, Deise Gabriela Hickmann, 28 anos, conta que não foi ela quem escolheu a profissão, mas que o destino a escolheu para ela. A educadora lembra que fez o Enem e na hora de fazer a inscrição para o Prouni colocou as opções sem pensar na ordem: letras, farmácia e educação física. Opções bem diferentes que mostravam o tamanho de sua indecisão.
No entanto, Deise destaca que todos os seus professores lhe influenciaram. Cada aula, cada ideia, cada atitude em sala de aula vem de algum modelo de professor. Entre as inúmeras influências, a educadora destaca a Professora Maria de Lourdes, do CAJ; Professor Altair Bender, do CAJ; e Professora Elisiane de Oliveira, da Escola Leo João Frölich.
A professora salienta que todos os profissionais que já passaram em sua vida lhe marcaram por diferentes motivos, entre eles pela seriedade, pela capacidade de elogiar, pelo bom humor, pela paciência, criatividade, pela forma de cobrar e exigir o máximo dela, pela flexibilidade e, principalmente, pela paixão por essa profissão.
Hoje, depois de muita experiência e lembrança, Deise acredita ser uma mistura de todos os professores que já teve.
Tenho defeitos, erro, falho, insisto, persisto, acerto. Mas acredito que se não fizer algo por medo de não dar certo, estarei impedindo meus alunos de terem diferentes experiências e oportunidades para também errar e acertar, nenhum ensinamento funciona melhor do que o exemplo
Para a educadora, o foco da aula não deve ser o professor nem o conteúdo e, sim, o aluno e o que ele é capaz de construir com as informações e conteúdos que o professor está intermediando. Deise explica que seus professores lhe mostraram que se ela quisesse mudar a sua vida, teria que estudar. Por isso, hoje em dia, como professora, ela quer que seus alunos percebam que se eles quiserem mudar o mundo ele, também, precisam estudar.
A respeito da forma com que o professor pode fazer a diferença na vida do aluno, a professora de português comenta que olhar todos os dias no fundo dos olhos de cada aluno ao conversar com ele, fazendo com que não se sinta apenas um integrante da turma, mas, sim, um ser humano único.
Sendo um exemplo de ética e responsabilidade. Sendo aquela pessoa que acredita no sucesso do aluno
* Esta matéria está no caderno do Dia do Professor, publicado no dia 20/10/2015