Foto: Divulgação / Tudo & TodasNa tentativa de atingir os resultados desejados em pouco tempo, muitos acabam indo além das próprias capacidades
Na tentativa de atingir os resultados desejados em pouco tempo, muitos acabam indo além das próprias capacidades

Quem quer melhorar a saúde ou moldar o corpo de acordo com os ideais de beleza sabe que o exercício físico é essencial. Mas, na tentativa de atingir os resultados desejados em pouco tempo, muitos acabam indo além das próprias capacidades e causando problemas maiores à saúde.

A fisioterapeuta Silvia Canevari Barros, membro da Sociedade Brasileira de RPG, da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna e diretora do ITC Vertebral Jundiaí, conta que esse tipo de atitude é muito comum entre adolescentes e jovens. Ela diz que, nessa idade, os meninos querem ficar musculosos e as meninas querem emagrecer e definir o corpo em pouco tempo, e acabam colocando muito peso ou se esforçando além do que conseguem.

Junto a isso, a especialista lembra que essa geração já tem uma maior tendência a apresentar problemas na coluna, pois tem passado muito tempo sentada usando equipamentos de tecnologia. Segundo ela, todo mundo tem ficado mais encolhido e com a cabeça torta para olhar o tablet e o smartphone.

Por isso, a fisioterapeuta sugere que, aqueles que já apresentam algum tipo de sintoma de dor na coluna, passem por uma avaliação com um especialista antes de iniciar uma rotina de exercícios. Na maioria das academias, a avaliação física é feita por um profissional de educação física, mas eles não têm formação para lidar com patologias, não podem fazer uma indicação ou contraindicação para tal e tal exercício.

E isso é válido para todas as atividades físicas, seja um esporte, exercícios aeróbicos ou musculação. A escolha de qual exercício pode ser feito e de que maneira depende muito da clínica de cada um, é preciso fazer uma avaliação e, a partir daí, montar um treino específico junto com o treinador.

Até o pilates e a yoga, conhecidos por serem atividades benéficas à coluna, podem, através de alguns movimentos e posições, piorar o problema. Muita gente se machuca nessas atividades. Não é porque é pilates que todos os movimentos podem ser feitos por todo mundo.

No entanto, a maioria das lesões derivadas de atividades físicas ainda são causadas por exercícios de crescimento muscular. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Arkansas, nos EUA, uma em cada quatro dessas lesões ocorre devido ao mau uso dos equipamentos de musculação.

Ainda segundo a profissional, ao utilizar os equipamentos da academia, as pessoas cometem erros comuns, como postura incorreta, peso e fazer mais repetições do que o recomendado. De forma geral, as costas devem estar sempre retas e os joelhos levemente flexionados para distribuir a carga entre todas as regiões do corpo.

Mesmo assim, cada aparelho tem um jeito diferente de ser usado e as instruções corretas devem ser passadas pelo profissional responsável na academia. Por exemplo, o leg press, aparelho que trabalha o interior das coxas, precisa ser feito com os pés um pouco afastados e virados para fora, se não, pode lesionar a coluna e as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. Já os pacientes com dor lombar, devem evitar esse equipamento.

Os chamados exercícios livres, como a bicicleta ergométrica e a esteira, também dependem da boa postura para serem feitos de forma correta. Muitas pessoas fazem bicicleta, mas não ajustam a altura do banco, o que deixa as costas tortas. Isso pode lesionar os joelhos, o quadril e a coluna.

Ela também orienta a forma correta de caminhar na esteira: sempre com o calcanhar primeiro e só depois com a ponta dos pés. Isso reduz o impacto e o risco de lesionar os tornozelos e a lombar. Por fim, a fisioterapeuta avisa que qualquer atividade precisa ser acompanhada de alongamento para equilíbrio da estrutura músculo articular.

Se durante a atividade física você sentir dor em alguma região da coluna ou qualquer outra articulação do corpo, não insista, pare o movimento imediatamente. Se o sintoma persistir, não faça auto-medicação, pois isso pode mascarar alguma lesão que pode ter ocorrido, procure um especialista para avaliar o caso e obter orientações.