Como nós aprendemos na vida. Ela nós da a oportunidade de crescermos, amadurecermos e aprendermos a cada dia. Somos muitas vezes obrigados a nos virar na marra e a lidar com situações complicadas que jamais imaginamos que passaríamos.
Crescemos e vivemos em um mundo cheio de imperfeições. Na verdade as imperfeições não estão no mundo, mas nas pessoas que nele vivem. Por sermos seres humanos, temos o direito de errar, mas há quem insiste em cometer os mesmos erros por mais que saibam a forma correta de agir.
Quem dera se todas as pessoas fossem como as águas cristalinas: transparentes e puras. Quem dera se no mundo existisse mais humanidade e amor de verdade.
A vida me ensinou muita coisa, embora eu tenha apenas 18 anos. Aprendi que se quisermos mudanças, somos nós que precisamos mudar; aprendi que não podemos ser bons em tudo e nem todo mundo que diz ser nosso amigo é nosso amigo de verdade. Aprendi que se você quer crescer, você precisa se dedicar, se esforçar e lutar. Aprendi que somente seremos amados se dermos amor. Quanto mais sabemos, mais ignorantes achamos que somos. Aprendi que não precisamos ser os melhores, mas precisamos dar o nosso melhor para realizarmos nossas tarefas. Aprendi a ver as pessoas muito além do que o físico aparenta. Eu aprendi a olhá-las com um olhar mais humano.
E você? O que você aprendeu até agora? Lembre-se sempre de que você serve de exemplo, exemplo para seus filhos, para seus amigos, sua família e para as pessoas. O que você faz bem, motiva as pessoas a quererem fazer bem também, uma vez que elas também querem servir de exemplo. Não pense que as coisas boas que você faz não são vistas pelas pessoas. As pessoas veem o que você faz, mas poucas delas tem o caráter de elogiar, de reconhecer e de valorizar. Você não precisa que todas as pessoas elogiem o que você faz, apenas precisa das pessoas certas.
Aprendemos tanto, e mesmo que estejamos bem velhinhos, ainda não teremos aprendido tudo, porque afinal, somos eternos aprendizes.
A vida nos oferece aquilo que necessitamos e nos ensina a cada dia. Se não temos muito dinheiro talvez é uma forma de aprendermos a valorizar cada pequena coisa que existe. Se somos ricos, é uma forma da vida nos ensinar a ter humildade. Se muitas coisas dão certo na hora que esperamos, quem sabe seja a vida querendo nos ensinar a ter paciência. Se temos comida sobrando em casa e que muitas vezes vai fora, é a vida querendo nos mostrar que podemos ajudar quem precisa. Se existem poucas pessoas boas a sua volta, é uma forma de você aprender a confiar nas pessoas certas e a se dar conta de que nem todo mundo é tão bom assim.
Toda a situação e momentos que passamos querem nos ensinar algo, mas muitas vezes nós é que não estamos dispostos a aprender, pois não abrimos os olhos para percebermos que em cada momento difícil, aprendemos alguma coisa boa. O que acontece, é que muitas vezes nossos olhos apenas veem aquilo que querem ver.
Sendo assim, o quanto antes você abrir os seus olhos e ver o lado bom da vida, melhor você viverá. Aproveite essa sua oportunidade de viver, e com isso, aprenda e aprenda, aprenda mais, explore mais as coisas boas da vida. Aproveite para crescer, até porque é a sua sabedoria, a sua linda alma e a sua experiência que lhe fará diferente de muitos.