Na véspera do Dia da Mulher, diversas celebridades se reuniram para assinar uma carta aberta a líderes globais para reivindicar os direitos das mulheres. Entre os pedidos, destaca-se que as mulheres, sobretudo as jovens, sejam prioridade nas iniciativas de combate à pobreza. Isso, após a divulgação de um estudo, onde foi revelado que o Níger é o país mais difícil do mundo para garotas sobreviverem.
Entre as celebridades que assinaram a carta, estão Maryl Streep, Oprah Winfrey, Tina Fey, Mary J. Blidge, Shonda Rhimes, Amy Poegler, Patricia Arquette, Muhammad Ali, Colin Farrell e Elton John, os quais pedem por mais acesso à educação, tecnologia e justiça.
“Embora o debate a respeito desta verdade seja intenso em todo lugar, meninas e mulheres vivendo na pobreza extrema – frequentemente as mais atingidas pela injustiça da desigualdade de gênero – têm sido mantidas fora da conversa. Isto precisa mudar. A luta pela igualdade de gênero é global”, diz a carta.
No texto, o grupo também pede que as autoridades dêem mais auxílio às jovens no combate ao HIV e à desnutrição. Eles classificam como “ultrajante” o fato de que garotas representem três quartos das novas infectadas por HIV na áfrica. Para Elton John, os números são “de partir o coração”:
Temos a chance de deter a HIV/AIDS em nossa geração e precisamos erguer nossas vozes agora para fazer com que isso aconteça.
O direito à educação é negado a 62 milhões de meninas ao redor do mundo, 500 milhões não sabem ler e 155 países ainda têm leis que discriminam as mulheres. Tudo isso é apontado pelo protesto, organizado pela ONE. Para finalizar, a carta frisa:
Em nenhum lugar da Terra, as mulheres têm tantas oportunidades quanto os homens.
