Fechamento de zoológico argentino reacende debate sobre turismo responsável

-

Fotos com araras em Foz do Iguaçu, com elefantes na Tailândia, com cangurus e coalas na Austrália, com leões na Argentina… Entre todos os lugares que prometem o clique perfeito com animais selvagens, o último, passou a não existir.

Nesta semana, o Zoológico de Luján foi fechado definitivamente pelo governo argentino. O motivo: a falta de tratamento adequado para os animais e a suspeita de comércio ilegal. O local, que fica perto da capital Buenos Aires, permitia que visitantes entrassem nas jaulas para tirar fotos com tigres, leões, elefantes e outros animais. Há planos para que o espaço seja transformado em um ecoparque.

A existência de zoológicos e santuários de animais é polêmica. Há quem defenda que o trabalho é fundamental para a preservação de espécies ameaçadas de extinção. Por outro lado, a permanência de animais em jaulas e ambientes controlados, além da exposição ao contato humano, gera dúvidas sobre as reais motivações dos estabelecimentos.

Segundo a cartilha do turista consciente, todo visitante deveria se fazer esta pergunta: “estou mesmo preocupado com a manutenção das espécies em extinção ou desejo apenas uma foto perfeita para postar nas redes sociais?” O conselho é que o visitante considere doar o valor do ingresso para instituições de reputação comprovada, em vez de exigir dos animais uma interação. Caso o turista escolha visitar o local de qualquer forma, é importante que faça uma boa pesquisa sobre o trabalho e a destinação de recursos. Foto alguma vale o desrespeito com a vida animal.

*[email protected]

Nota pessoal

Nestes anos de viagens pelo mundo, tive a sorte de ver animais selvagens em seus habitats naturais, em diversas ocasiões. Ursos, alces, cabritos montanheses e águias no Canadá. Coalas, pinguins e cangurus na Austrália. Cavalos selvagens nos Estados Unidos. Baleias na Nova Zelândia. As fotos, tiradas de longe, geralmente de dentro do carro, ficaram terríveis, mas a consciência agradece. Vale dizer que também já visitei parques aquáticos que criavam baleias e outros animais em cativeiro e também possuo as famosas fotos. Está tudo bem se você já foi em algum desses lugares. O que importa é que, à medida que se adquira conhecimento, se repense esse tipo de comportamento. Que sejamos turistas para aprender e para levar aos lugares o nosso melhor. Inclusive o nosso respeito pela vida animal.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido