Ser uma soberana exige das candidatas muito mais do que um belo sorriso, uma boa desenvoltura ou propriamente beleza. é de extrema importância que a soberana exale conhecimento. E este foi o ponto forte da nossa eterna rainha Letícia Wacholz, que ostenta o título de Rainha da 12° Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim.

Ela nos conta que no mesmo período, em 2011, ano em que concorreu, seu principal foco foi o estudo. Letícia já havia começado as leituras sobre a história e dados sobre cultura, turismo, economia, política e atualidades da cidade de Venâncio Aires.
Claro que, neste estudo, não ficou de fora a pesquisa sobre os benefícios do chimarrão e da história da nossa festa
Já treinava alguns textos e entrevistas em vídeo, pois já é tradicional o teste de vídeo, assim como a prova escrita. Algo que eu fazia era me entrevistar, imaginando possíveis perguntas de jurados e do teste de vídeo
Letícia lembra às futuras candidatas que é preciso criar sua torcida, seu apoio. é fundamental o apoio de pais e amigos, pois nesta caminhada, quando o coração bate forte em todos os momentos. Serão eles que irão lhe dar suporte. Outro ponto é preocupar-se em ter uma entidade/empresa para representar.

As expectativas eram muitas, a jovem sabia que o concurso é muito aguardado e as pessoas comentam, opinam, apostam em suas candidatas e você fica sujeita a críticas também. Ela afirma que é preciso ter muito equilíbrio emocional, saber lidar com as pessoas e mostrar maturidade diante destas ocasiões. Outra expectativa eram as próprias participantes.
Embora tenha formado um grupo muito amigo, unido e, do concurso, eu tenha feito muitas amizades para a vida toda, é natural você avaliar as candidatas, pois é um concurso e cada um quer mostrar o seu melhor. A ansiedade toma conta!

Letícia ainda deixa as seguintes dicas:
– Sejam lindas e soberanas mantendo sempre um sorriso no rosto, mostrando conhecimento, inteligência, uma boa conversa e, claro, o quanto é importante para você participar e buscar este sonho;
– Tenham foco. Preparem-se emocionalmente e em relação aos estudos. Não busque regrar-se com padrões de beleza;
– Tenha cuidado com a sua conduta e responsabilidade antes, durante e depois do concurso;
– Sejam pontuais.
Recado de uma eterna rainha: Apostem em vocês!!!
Mais importante do que a avaliação dos jurados no dia do concurso, é o respaldo da comunidade. As pessoas querem soberanas à altura da sua cidade, meninas/mulheres inteligentes, de bom coração, simpáticas e que amem a cidade e seu povo. Que tenham orgulho de viver aqui e de representar a Fenachim

