Foto: Divulgação / InternetTrabalhos, provas, trabalhos, provas
Trabalhos, provas, trabalhos, provas

Exausta, com sono e mil e uma coisas a fazer. Assim é o fim de um semestre de faculdade. Os trabalhos, seminários, slides e provas se acumulam nas últimas semanas. Você acha que vai enlouquecer. O desespero te leva até a fazer uma reza forte e, se bobear, a uma promessa de que no próximo semestre será mais organizada. Jura!

Já vi esse filme 14 vezes. é, pois lá se vão sete anos de graduação. Alguns calminhos, com poucas disciplinas e outros com um turbilhão de trabalhos, como esse – o penúltimo – em que estou cursando cinco disciplinas MAIS a monografia. Sim, o TCC!Na verdade você não vê a hora de chegar as férias….ahhhh, as férias! Comer bergamota no sol, tomar um chimarrão com pipoca de melado sem se preocupar com aqueeela leitura obrigatória.Só quem passa pela Universidade tem noção desta tensão chamada fim de semestre. Tensão nos dedos, na nuca, nas costas, nos braços, em tudo. Você carrega, literalmente, o peso de todo esse acúmulo. Tua família, amigos, namorado, ninguém mais tem notícias suas. é um momento de isolamento total, onde há relacionamento apenas com o computador, com o marca texto, as dezenas de ‘cópias’, livros e uma grande xícara de café.

Neste período o sono acumula, afinal, você precisa entrar madrugadas a dentro ou virar noites para conseguir dar conta de tudo que tem a fazer. Mas, no fim das contas, tudo dá certo. Mas antes rola um show de enrolação: – Só vou entrar um pouquinho no Face.. – Vou tirar um cochilo antes, para começar o trabalho bem disposta… – Pois é, tu sabes que eu só preciso ver umas coisinhas aqui no quarto…ZzzzzZzzzzzZzz 

Esqueça disso, minha amiga: a ordem número 1 é regularidade!

O mais engraçado é que ficamos desesperadas, mas tudo, na maioria das vezes, acaba dando certo. Mas esse pensamento não alivia, não. Pelo contrário, rola até o medo de exame. Sai de mim!Pior é aquele semana que emenda todas as provas. Uma atrás da outra, sem dar trégua para você ‘respirar’. E essa semaninha querida está chegando, mais precisamente, a partir de segunda-feira, dia 23. Oh my God, dia 23!? Dia de estar com a monografia e suas cento e tantas páginas prontinhas. Mas não estão e você prometeu para si mesma que iria terminar pelo menos duas semanas antes.

Isso indica um fim de semana que será vivido 24 horas, sem interrupções de sono. Significa pulsos doloridos, olhos vermelhos e olheiras profundas. Significa pavor! E quando você achar que tudo acabou, a semana de provas está só começando. A primeira avaliação já é segunda-feira à noite. Vai sobreviver? Sim!

E, sabe por quê? Você quer se formar e, logo, logo, começa um novo semestre, você se empolga novamente, acha um máximo escolher as disciplinas que vai cursar no próximo semestre, fará colegas novos, conhecerá professores diferentes. No meu caso, ainda é mais especial: o último semestre. é entender e acreditar que só vou poder receber o suado diploma em março de 2015, se eu fizer tudo isso, agora!

Por falar em agora, tá na hora. Fui!

Tic tac tic tac tic tac