O Campeonato Brasileiro de Patinação e o Torneio Nacional, competições que ocorreram em Venâncio Aires entre 15 e 22 de abril, podem ser consideradas um sucesso. Agora, a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) se prepara para a realização do Campeonato Panamericano, agendado para ocorrer em junho, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Foto: Daniel Heck / Folha do MateO vice-presidente da CBHP, Flávio Moreira, e a técnica do clube anfitrião, Regina Käfer
O vice-presidente da CBHP, Flávio Moreira, e a técnica do clube anfitrião, Regina Käfer

Para saber a avaliação das competições recém finalizadas, e também os preparativos para a competição internacional, o T&T realizou uma entrevista exclusiva com o vice-presidente de patinação da CBHP, Flávio Moreira. Abaixo, ele fala sobre o Brasileiro, e sobre a preparação de atletas para o Panamericano. Confira:

T&T – Qual a sua avaliação do Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional, tanto em relação a organização do evento, quanto ao desempenho e resultados obtidos pelos atletas?

Flávio Moreira – O Campeonato teve um bom nível de organização e desempenho. Sempre que realizamos pela primeira vez o evento em uma nova cidade, encontramos algumas dificuldades de logística, mas nada que tenha sido significativo para o desenrolar da competição. Sobre o desempenho foi bom, mas poderia ter sido melhor. Neste ano o calendário, em função dos eventos internacionais, ficou concentrado no primeiro semestre, e os atletas tiveram pouco tempo para se preparar, mas isto já era esperado para uma competição realizada em abril, quando por exemplo, em 2013, foi realizada em junho. De modo geral estamos satisfeitos, mas conscientes que há muito trabalho pela frente.

T&T – Como será o envolvimento da CBHP no Panamericano? Qual a importância de ser o país sede?

Flávio Moreira – A CBHP é organizadora do evento e se dividiu em duas equipes que trabalharam para o certame nacional em Venâncio Aires, e outra que está nos preparativos para a competição em junho, em São Leopoldo. Esta será a primeira competição da nova gestão da Confederação Panamericana. Nos anos ‘pares’ serão realizados os Panamericanos, e nos anos ‘ímpares’ os Sul-Americanos. São esperados cerca de 15 países, e isto já demonstra a importância de trazer para o Brasil este evento, avalizado pelos atletas brasileiros que conquistaram posições de destaque no cenário internacional, como Gustavo Casado, campeão mundial, e Marcel Stürmer, tetra-campeão dos Jogos Panamericanos.

T&T – Como será a preparação da Seleção Brasileira para o Panamericano?

Flávio Moreira – A preparação dos atletas será realizada em seus próprios clubes de forma individual com os seus técnicos. Se for possível, teremos uma atividade de treinamento no próprio ginásio que será utilizado para o Panamericano, mas isto depende de datas e de outras condições.

***

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasAbertura do Campeonato Brasileiro de Patinação e Torneio Nacional 2016
Abertura do Campeonato Brasileiro de Patinação e Torneio Nacional 2016

Após a realização do Torneio Nacional, mais quatro atletas foram convocados para integrar a Seleção Brasileira que competirá no Campeonato Panamericano. Segundo Flávio Moreira, os patinadores receberam a distinção pelos bons resultados alcançados. Veja lista de atletas:

> Mini-infantil Solo Danceícaro Barros (AR – DF)

> Infantil Livre MasculinoErik Medziu (SAC – SP)Thiago Tortato (APAC – PR)

> Junior Livre MasculinoLeonardo Machado Azambuja (CPS – RS)

>> Leia também: Conheça os atletas convocados para representar o Brasil no Panamericano de Patinação

***

>> Quer saber tudo sobre patinação? Acesse nossas postagens exclusivas aqui.