Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasCom exercícios, Bruna já conseguiu aumentar oito quilos de massa magra
Com exercícios, Bruna já conseguiu aumentar oito quilos de massa magra

Sempre que estou na academia, observo mulheres empenhadíssimas nos exercícios de musculação. Trabalham coxas, glúteos, abdômem, costas, braços…

Confesso que também faço esses exercícios, mas há uma diferença fundamental entre mim e elas: enquanto eu comemoro cada centímetro eliminado, elas ficam felizes justamente com o contrário. Geralmente de constituição magra, essas mulheres buscam reforçar as partes do corpo que desejam definir e reforçar.

Um exemplo é Bruna Silveira, 16 anos. Há cerca de um ano e meio, ela ingressou na academia por incentivo do namorado, que já costumava malhar. Com cerca de 49 quilos, o objetivo da jovem era ganhar massa magra para aumentar de peso e definir a musculatura, especialmente das pernas e glúteos.

Com treinos cinco vezes na semana, a garota divide seus exercícios em membros superiores (braços, peito, abdômem e costas) e inferiores (pernas e glúteos). Também corre alguns minutos na semana, para garantir um treino aeróbico. Em paralelo a isso, segue uma dieta rica em proteínas, com ingestão de carnes magras e suplementos alimentares.

Tanto esforço deu resultado: Bruna saiu do manequim 32 (sim, você leu direito!) e foi para o 36. Ao todo, conseguiu aumentar oito quilos de massa magra.

Quando aparecem os resultados, a autoestima também começa a aumentar.

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasMembros inferiores, como glúteos e pernas, são o objetivo da jovem
Membros inferiores, como glúteos e pernas, são o objetivo da jovem

Assim como Bruna, outras mulheres também buscam aumentar o peso por meio do ganho de massa magra. Para entender mais sobre esse assunto, conversei com o profissional de Educação Física da academia Corpo & Alma, Cássio Rauber. Veja o que ele tem a dizer sobre a hipertrofia para mulheres:

Como tem sido a procura das mulheres pela hipertrofia? Quais são os principais motivos por essa busca? A cada ano, a procura pela prática de musculação vem aumentado. O exercício resistido, que gera ganhos hipertróficos do músculo esquelético, vem sendo adepto do público feminino também. O principal motivo que as mulheres se utilizam desta prática é a estética, porém, o que mais orgulha nós, profissionais de Educação Física, é que o exercício resistido, se feito de maneira correta, bem executado, respeitando a biomecânica do movimento e limitações de cada indivíduo, faz bem para a saúde.

Quais são as partes do corpo que as mulheres mais desejam aumentar a massa magra?Mulheres visam principalmente os ganhos em membros inferiores, como coxas, glúteos e pernas. Mas sabemos que é importante reforços musculares no corpo em geral. Por exemplo, para realizar um agachamento com sobrecarga com eficácia e para não gerar lesões, devamos ter, sim, abdômem, eretores da espinha e membros superiores em geral, bem fortalecidos.

Como precisa ser o treinamento de uma mulher que procura pela hipertrofia?Treinamentos de força, como todos os outros tipos de treinamento, não possuem uma ‘receita de bolo’. Existem muitas técnicas que podem ser utilizados pelo praticante, respeitando o nível que o mesmo se encontra e a individualidade biológica. Também devem ser levados em consideração inúmeros fatores para a prescrição bem feita, como objetivos, frequência semanal, condições da aptidão física, etc. Para ter bons resultados e com saúde, o recomendado é a procura por um profissional habilitado.