A imagem de um bebê deitado junto a cicatriz da cesárea da mãe causou polêmica na internet. Visualizada mais de 11,5 milhões de vezes, recebeu mais de 194 mil curtidas e teve 58 mil compartilhamentos.

A imagem foi feita pela fotógrafa britânica Helen Aller. Segundo a profissional, a mãe fotografada, que se manteve anônima, estava apavorada com a possibilidade de fazer uma cesárea.

No fim de semana, ela entrou em trabalho de parto, mas teve que fazer uma cesárea de emergência depois de perder muito sangue. Ela me pediu para tirar esta imagem em particular para mostrar como seu pior pesadelo provou ser o que salvou sua vida e a de seu filho.

A fotógrafa disse, em entrevista ao jornal Daily Mail, que a reação negativa de muitas pessoas a chocou. “Algumas mensagens disseram que era ofensiva, repugnante. Pessoas disseram que era sexualmente explícito.”

A postagem também traz à tona outra discussão, que divide mulheres em todo o mundo: a escolha por parto normal ou cesariana. Embora o parto humanizado seja altamente defendido, a opção do procedimento cirúrgico é muito importante em situações em que a mãe ou o bebê correm risco de vida.

Por isso, é importante que a gestante sempre converse com seu obstetra, a fim de definirem, juntos, a melhor opção.

Leia também: Mães falam sobre polêmica envolvendo parto humanizado

Leia também: Justificativa para cesarianas tem o intuito de diminuir o uso do método