Professor não é só aquele que ensina a ler, a calcular, a saber o que ocorreu no passado, onde se localiza determinado país ou, ainda, que ensina fórmulas de química ou física. Há professores que, muitas vezes, se tornam pai, mãe, amigo ou um conselheiro para a vida toda.

Professor é aquele que ouve, que entende, que ajuda, ampara e tenta mostrar o caminho.Mas há, também, aqueles educadores que se tornam exemplo de pessoa e de profissional para a vida inteira. Exemplos a serem seguidos, compartilhados e sempre lembrados.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoLiliana teve influência de diversos professores e tenta proporcionar diferentes atividades para seus alunos
Liliana teve influência de diversos professores e tenta proporcionar diferentes atividades para seus alunos

Professora de anos iniciais em Venâncio Aires e Professora de Educação Infantil em Mato Leitão, Liliana Becker de Moraes, 30 anos, teve muita influência a partir das primeiras professoras da Escola Monte das Tabocas, da professora Elene (Joaninha) e depois as professoras do Colégio Aparecida. Outra referência para a profissional, foi a Professora Laura Finkler.

Liliana comenta que desde pequena era um grande sonho ser professora e que seus pais sempre lhe incentivaram muito, comprando cadernos, lápis e folhas para escrever, desenhar e ela sempre tinha o seu quadro de giz para brincar.

Sempre quis ensinar

Enquanto aluna, a professora lembra que gostava de estudar e tirava boas notas, e que seus pais também exigiam isso dela. Sobre sua relação com seus professores, Liliana relata que esse vínculo sempre foi de muito respeito e educação. A profissional comenta que era aquela aluna que não conversava, estava sempre quieta e atenta e que as professoras sempre elogiavam seu comportamento.

A educadora explica que sempre quis ser professora e ao concluir o Magistério não teve dúvidas de seguir a profissão.

Optei por cursar Ciências Biológicas, estudei até metade do curso e como fui nomeada professora de Anos Iniciais no município de Venâncio Aires optei por cursar Pedagogia, na Unisc

Como professora, Liliana diz ser muito alegre, dedicada e que está sempre disposta a aprender mais. Além disso, ela destaca que sente-se muito realizada, feliz e honrada na profissão. Para ela, seus professores lhe deram muitas lições boas, como a paciência, o entusiamos, a dedicação e o carinho. Liliana salienta que os professores mesmo, às vezes, cansados, esgotados da correria do trabalho, não desanimavam para explicar os conteúdos diversas vezes, tinham muita paciência com os alunos e emoção ao ensinar.

Para inspirar seus alunos, a professora tenta proporcionar atividades diferenciadas, projetos que instiguem a curiosidade e a imaginação.

* Esta matéria está no caderno do Dia do Professor, publicado no dia 20/10/2015