Uma das tendências para quem busca uma alimentação saudável, é faça você mesmo! Cada vez mais pessoas estão retomando o hábito de preparar suas próprias refeições, sejam estas para consumir em casa ou até na rua.Acompanhando essa tendência, muitos estão em busca de alimentos com propriedades medicinais, um exemplo é o Kefir, uma bebida fermentada, que é produzida com a submersão temporária dos ‘grãos de kefir’, num substrato, como leite, sucos e leite de coco.Mas neste post vamos abordar outra tendência, o Kombucha. Vem conferir dicas de preparo e os benefícios.
Primeiro você sabe o que é Kombucha?
O Kombucha é uma chá fermentado que conta com características probióticas que fazem bem para a saúde. Se for produzido somente com ingredientes naturais, a bebida pode ter características diferentes de sabor e aroma, tudo depende da combinação dos ingredientes. Pode ser doce, amargo, alcoólico ou suave, você que escolhe.
Como preparar
Assim como acontece com o Kefir, para preparar um Kombucha é necessário uma colônia específica de bactérias saudáveis que serão responsáveis pela fermentação. Essas colônias, chamadas também de ‘scoby ou mãe do Kombucha’, são formadas de bactérias e leveduras que parecem com discos translúcidos e com textura mais amolecida.A fermentação do kombucha pode ser feito no chá verde, preto ou mate, e é alimentado pela adição de açúcar na mistura. A quantidade de açúcar e a escolha do chá são os responsáveis pelas características de sabor e aroma.
Como cuidar do scoby
Para cuidar do scoby é simples, você pode fazer ele em casa, mas o processo demanda atenção. Mantenha o scoby com os 500 ml de chá em um ambiente arejado, mas não na geladeira. É necessário deixá-lo fechado com panos e elásticos e nunca com tampa, para que a colônia possa respirar. Alimente com açúcar e com cuidado para que ele não fique “vinagrado”.Se você perceber que sua colônia mofou, é necessário jogá-la fora e adquirir uma nova para reiniciar o processo.
Benefícios
Após a fermentação o kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde. Combate o mal-estar digestivo, seu corpo produz mais energia, fortalecimento do sistema imunitário, proteção das articulações e perda de peso.
Faça você mesmo:
Kombucha de hibiscoIngredientes1,5 litro de kombucha (primeira fermentação)2 colheres (sopa) de hibisco
Modo de preparo:Coloque o hibisco dentro de uma garrafa de 2 litros, após despeje o chá de kombucha. Tampe e agite bem a garrafa. Depois faça a segunda fermentação por 24 horas em um lugar escuro.Depois é só levar a geladeira e consumir.
Detox de kombuchaIngredientes50 ml de água500 ml de kombucha fermentado2 maça2 fatias de gengibre2 folha de couve
Modo de preparo:Comece batendo as maças com ou sem casca, como preferir, no liquidificador, junto com a couve picada, o gengibre e os 50 ml de água. Bata bem. Depois despeje dentro de uma garrafa de 1 litro.Adicione o kombucha e tampe. Leve para fazer a segunda fermentação por 24 horas. Sirva gelado.
Sorvete de KombuchaIngredientes2 bolas de sorvete 150 ml de chá de kombucha (ja saborizado)
Modo de preparo:Comece colocando duas bolas de sorvete dentro de uma taça. Depois despeje sobre o sorvete o kombucha bem gelado e pronto!
Kombucha de gengibre e limãoIngredientes1 litro de Kombucha preparado10 gramas de gengibreSuco de um limão taiti
Modo de preparo:Fatie o gengibre e tire algumas fatias de casca do limão. Coloque tudo em um recipiente que possa ser fechado junto com o Kombucha preparado. Use o mesmo limão e esprema o suco no conteúdo. Misture bem e feche o recipiente, preferencialmente evitando que ele fique com ar no interior, e deixe seguir para a segunda fermentação (que dura de três a sete dias).Depois deste prazo, abra a garrafa com cuidado e sirva para consumo.
*Com informações do site Pão de Açúcar