Quem assistiu ao MasterChef ontem à noite, conferiu a saída precoce do participante Guilherme Joventino. Com crise de labirintite, ele apresentou um atestado médico e precisou sair do reality para cuidar da saúde.

Em entrevista à Band, ele falou:

A verdade é que eu já tinha labirintite e, algumas vezes, ela acaba atacando. Infelizmente, dessa vez, foi durante as gravações do MasterChef Brasil. Só lamento que eu não consegui mostrar tudo que eu era capaz de fazer para o público e para os chefs.”

>> Leia também: Do choro de Lívia à receita de robalo: os melhores memes do MasterChef

>> Leia também: Receita de robalo leva Lívia à eliminação do MasterChefBR

Mas afinal, o que é labirintite?

O distúrbio ocorre quando há uma alteração no funcionamento do labirinto, uma estrutura dentro da orelha responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo.

Quais são as causas?

A labirintite pode ser causada por mais de 300 fatores, de má alimentação a doenças metabólicas, como o diabetes. Em todos os casos, o labirinto envia mensagens desalinhadas ao cérebro sobre a posição da cabeça no espaço, e a consequência é a perda do equilíbrio.

E os sintomas?

Tontura, acompanhada de náusea, zumbido no ouvido, suor frio e diarreia.

Tem tratamento?

A primeira medida é pesquisar o gatilho. Depois de identificar o motivo, deve-se tratá-lo. Se o problema persistir, são receitados medicamentos que combatem a tontura e os sintomas acompanhantes. Se não tratada, a labirintite pode se tornar crônica e atrapalhar o dia a dia da pessoa.

***

Então, não dá para brincar com a labirintite, não é? Desejamos melhoras ao Guilherme!