A reta final do ano conta com mais ações em prol de campanhas globais. Após o Outubro Rosa, Novembro Azul, agora a vez de coibir a violência contra as mulheres. São 16 dias de ativismo contra as agressões sofridas pela classe feminina, e iniciaram nesta semana, na última terça-feira, 25. Serão realizados encontros e caminhadas divulgando a campanha, denominada de laço branco..
A proposta é de reunir homens, com laços, que ajudem a divulgar medidas que possam diminuir os índices de violência contra as mulheres. Liderando parte do movimento na Capital do Chimarrão, a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo Municipal programa ações. A presidente do grupo, vereadora Cleiva Heck (PDT) destaca que estão programadas ações para em prol da causa, e divulgando os trabalhos na cidade. “Existem programas e políticas públicas de combate a violência contra a mulher, por isso, vamos ajudar na mobilização e colaborar ainda mais com o sucesso deste trabalho, que já tem resultados efetivos.”
Entre as programações da comissão, está a realização de uma mateada no dia 06 de dezembro, no Largo do Chimarrão. “Vamos fazer uma mobilização, integrando uma agenda do município, para fazer a campanha do laço branco, e divulgando ações que possam diminuir os casos de agressões.”
A vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), destaca também que a Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Coordenadoria Municipal da Mulher e Gabinete da Primeira Dama também organizam programações para marcar o movimento. “Nestes 16 dias de ativismo serão realizadas palestras e as vereadoras participarão, apresentando a ampliação das mulheres na política.”
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” acontece em todo o mundo desde 1991. Seu objetivo é promover o debate e denunciar as várias formas de violência contras as mulheres em todo o mundo. A campanha atinge hoje cerca de 130 países e, no Brasil, tem como data inicial o dia 20 de novembro, que é também o Dia Nacional da Consciência Negra, para fortalecer à luta das mulheres negras brasileiras cujas vidas são marcadas pela opressão de gênero e raça.
PROGRAMAÇÃODia 06/12 – 4ª edição da Cavalgada pelo Fim da Violência contra a Mulher, com almoço de integração no PTG Machry / Caminhada da Campanha do Laço Branco, pela manhã, promovida pela Comissão Temporária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores08/12 – Oficina de embelezamento e autoestima para mulheres vítimas de violência09/12 – Bate-papo com as vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Cleiva Heck e Helena da Rosa, com o tema “Espaços de poder e decisão da mulher na política”10/12 – Palestra sobre violência e abuso contra a mulher, com a psicóloga Joana Puglia11/12 – Oficina de saúde voltada à mulher12/12 – Encerramento com excursão de mulheres atendidas pelo Cras Battisti e Centro de Atenção Psicossocial álcool e Drogas (Caps-AD), com passeio no barco Cisne Branco, em Porto Alegre
*As atividades entre os dias 08 e 11 ocorrerão no Cras do bairro Battisti. As demais serão nos locais indicados