Foto: Divulgação / InternetSharmeen Obaid-Chinoy levou a estatueta de Melhor Documentário de Curta-metragem
Sharmeen Obaid-Chinoy levou a estatueta de Melhor Documentário de Curta-metragem

Que música! Que performance! Que artista! Que mulheres! Os elogios são inúmeros: para Lady Gaga, para a música composta por ela, para sua interpretação e para a documentarista paquistanesa Sharmeen Obaid-Chinoy.

Vencedor da estatueta do Oscar 2016 na categoria Melhor Documentário de Curta-metragem, ‘A Girl in the River: The Price of Forgiveness’ (Uma Jovem no Rio: O Preço do Perdão, em tradução livre), conta a história de Saba Qaiser, uma paquistanesa de 18 anos, que se casou em 2014 com o homem que amava, mas a sua família não concordava com a união, e ela sofreu as consequências.

A partir disso, Sharmeen Obaid-Chinoy resolveu contar a história de Saba, que reflete uma triste realidade do sul da ásia: o feminicídio como algo comum, cotidiano. A documentarista, então, tomou para si a difícil tarefa de problematizar este tipo de violência e, assim, contar a história sob a perspectiva de uma sobrevivente, diferente do que fazem os jornais locais.

Acreditem, a repercussão do filme foi tão positiva que provocou discussões no Paquistão. Além disso, o documentário levou o primeiro ministro, Nawaz Sharif, a prometer medidas que ajudem a combater esse tipo de crime.

A MúSICA

Como se não bastasse toda a discussão que o documentário gerou, fazendo com que diversas pessoas refletissem, a música tema do curta-metragem arrepiou todo mundo – inúmeras vezes.

Interpretada por Lady Gaga, que concorreu à estatueta de melhor canção pela música, ‘Till it Happens to You’ fez lágrimas rolarem pelo rosto dos que estavam presente na cerimônia e, também, de quem estava em casa assistindo.

Que música, minha gente! Forte, impactante, mas, acima de tudo, real! A letra da música que já é extremamente forte, ficou ainda mais ao ser somada às inúmeras pessoas que surgiram no palco – todas vítimas de abuso sexual. Quem anunciou a apresentação da Gaga foi Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, que, em seu discurso, ressaltou a importância de se discutir o tema. 

Foto: Divulgação / InternetLady Gaga cantou ao lado de inúmeras vítimas de abusos sexuais
Lady Gaga cantou ao lado de inúmeras vítimas de abusos sexuais

Mas, apesar de tudo isso, a cantora não levou a estatueta para casa (ainda não acredito e ainda estou revoltada!). No entanto, a música e a mensagem que ela passa ficaram claras e ainda ecoam nas redes sociais: precisamos falar! Precisamos, mais do que nunca, debater assuntos como esse e parar de transformar, seja com palavras ou atitudes, em algo comum.

Gaga não levou o Oscar, mas ganhou meu coração, meu apoio e minha admiração – que está ainda maior! Gaga não levou o Oscar, mas ao interpretar a canção falou por mim, por você e por todas nós, mulheres. Falou por aquelas que já sofreram algum tipo de violência ou abuso, por aquelas que não sofreram e por aquelas que, todos os dias, sentem medo ao sair de casa.

Gaga não levou o Oscar, mas nos deu voz, força e coragem para seguir em frente e encarar tudo que vier. Obrigada, Gaga! Obrigada, Sharmeen Obaid-Chinoy!

Confira a letra da música clicando aqui.

***

Leia mais sobre a 88ª edição do Oscar:

>> Sem indicação de negros, Oscar 2016 é marcado por polêmica

>> 7 coisas para aprender com Leonardo DiCaprio, o ganhador do Oscar 2016

>> Conheça Jacob Tremblay, o ator mirim que roubou a cena no Oscar 2016