Lausanne: cidade com neve e ‘praia’ em um só lugar

-

PÉ NA ESTRADA

Capital do Cantão de Vaud, na Suíça, Lausanne é uma daquelas cidades inesquecíveis. Com cerca de 140 mil habitantes, é conhecida como a Capital Olímpica, já que é a sede do Comitê Olímpico Internacional, assim como outras instituições, como o Tribunal de Arbitragem do Esporte.

Para os visitantes, no entanto, a característica geográfica é o que rouba a cena. Lausanne está localizada às margens do Lago Genebra (um dos maiores na Europa), com vista para a cordilheira que faz divisa com a França, conhecida como Jura Mountains. Entre o lago e a parte mais alta da cidade, no entanto, são 500 metros de elevação – e é aí que a mágica acontece.

Estive em Lausanne na última semana de novembro, e fui recebida na estação de trem da cidade por um céu azul e sol radiante, apesar da temperatura por volta de 0°C. Conforme o passeio continuava – sempre ‘morro acima’ – a paisagem ia se modificando. De repente, havia pequenos montinhos de neve sobre a grama em um parque ou no jardim de uma casa. Logo, a paisagem foi ficando mais branquinha; até o ápice no destino final, a Torre de Sauvabelin, onde estava nevando. A mudança ocorreu em um trajeto de aproximadamente 4 quilômetros, que levaria cerca de 10 minutos de carro dentro da mesma cidade.

Além da geografia, Lausanne abriga vários museus e centros culturais, além de um belo centro histórico. Os primeiros registros da cidade são de 200 DC, quando os romanos construíram um campo militar próximo a um assentamento celta. (*[email protected])

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido