Cada ser humano brilha em alguma coisa. Alguns têm talento para a música, outros para a dança, alguns são bons em Matemática, outros em Geografia, Língua Portuguesa, Informática, entre outras áreas. Mas cada um brilha à sua maneira. Somos diferentes, temos personalidades diferentes, mas a verdade é cada um de nós é como uma vela que pode ou não iluminar e brilhar.
Assim como uma vela necessita de um fósforo e fogo para acender e brilhar, na vida nós também precisamos de algumas coisas para que possamos brilhar como seres humanos de bem. Nos destacamos na vida não pela nossa beleza, status ou classe social, mas pelas nossas atitudes, serenidade, ética, comprometimento e caráter.
Se não soubermos lidar com os acontecimentos que nos cercam e se não somos capazes de fazer o bem, a chama da nossa vela, ou seja, o brilho e luz de nossas almas nunca acenderão. Existem pessoas no mundo que muito fazem para que possam chamar a atenção, enquanto outras, com um sorriso sincero, um abraço verdadeiro, educação e maneira de lidar com pessoas, acabam por ser destacar perante as outras sem mesmo se darem conta disto.

São através das atitudes e demais itens citados anteriormente que a chama das velas de algumas pessoas iluminam mais, enquanto outras precisam um pouco mais de fogo e força para que brilhem na mesma proporção. Na vida, somos cercados por pessoas com diferentes energias, com diferentes atitudes, algumas nos fazem bem e queremos ter sempre por perto, enquanto outras gostaríamos de não ter conhecido. As que nos fazem bem são as pessoas que possuem luz, são aquelas em que as almas, ou seja, suas velas, iluminam mais. Iluminam nossos caminhos para que possamos seguir a vida de uma forma melhor.
Enquanto alguns seres humanos se preocupam em crescer e evoluir a cada dia, existem outros que não fazem questão de manter a sua vela acesa, pois preferem viver com a raiva, ódio, amargura e desejo de vingança no coração. Além disso, acomodam-se com esses sentimentos e não crescem. A chama da vela dessas pessoas se apaga e elas acabam por viver sempre na escuridão.
O mercado de trabalho exige de nós cada vez mais competência, comprometimento e qualificação. Deste modo, estamos em uma constante busca para mantermos a chama da nossa vela acesa, para que possamos brilhar também neste mundo. No entanto, para que ela se mantenha sempre acesa, nosso fósforo será os bons valores e o nosso fogo será a nossa alma. Sem termos uma alma de bem, não iluminaremos o mundo em uma grande proporção.
Não precisamos ser bons em todas as áreas, até porque isto é impossível, mas devemos ser bons e melhores a cada dia naquilo que nos cabe a fazer. Não nos destacamos em tudo, mas nos destacamos em todos os lugares quando nossa vela brilha. Quando brilha por sermos bons seres humanos.
Se somos bons, que lutemos para sermos melhores ainda, para que possamos deixar boas marcas e boas lembranças. Se a chama de nossa vela estiver apagando, devemos alimentá-la então com mais amor, mais paixão, mais solidariedade e mais bondade. Não podemos deixar ela se apagar para que vivamos na escuridão plena.
Agora você, caro (a) leitor (a), se algum dia seus esforços forem vistos com indiferença, não desanime, você não perde com isso. Sua luz só tende a brilhar mais quando você se esforça e se dedica. Desta forma, use esta luz para iluminar o caminho daqueles que vivem na escuridão, até porque a felicidade também vem da solidariedade e gratidão no coração!