Lyon: uma alternativa à Paris

-

Uma das cidades mais famosas do mundo, Paris é, sem sombra de dúvidas, um destino obrigatório na Europa. O que pude descobrir nesta temporada em terras francófonas, no entanto, é que mais ao sul da França há uma cidade quase gêmea em arquitetura e geografia — com a vantagem de ser mais barata, especialmente em termos de acomodação.

Terceira maior cidade da França, Lyon possui suas origens em 43 A.C., quando o Senado Romano ordenou que se criasse um assentamento para refugiados da guerra com os Allobroges (povo gaélico). Resquícios dessa época podem ser conferidos ainda hoje, como o impressionante Teatro de Fourvière, construído em 15 A.C. com capacidade para 10 mil pessoas.

Mais tarde na História, a cidade se tornou um grande centro cultural durante a época Renascentista e cresceu economicamente em meio à Revolução Industrial.

Dois rios cortam Lyon — Rhône e Saône. Na minha opinião, é nessa área que o visitante tem a sensação de estar em Paris. As vibrantes margens dos dois rios, cheias de pontes, áreas arborizadas, bares e restaurantes, barcos atracados, etc, se assemelha muito ao que encontramos às margens do famoso Sena.

Como cidade estudantil —a Universidade de Lyon possuía impressionantes 160 mil estudantes entre 2019/2020 — Lyon oferece um dos melhores custo-benefício para os visitantes. A acomodação em hostels e hotel é uma das mais baratas da Europa, assim como as refeições. Em alguns horários do dia, as ruas são tomadas por estudantes chegando ou saindo das aulas, e é impossível não se contagiar com o clima jovem e alegre.

Para quem vem à França pela primeira vez, Paris deve sim, ser a escolha. Mas quem deseja uma opção mais barata para o restante da viagem, ou talvez gostaria de um roteiro alternativo para uma segunda ou terceira visita ao país, Lyon pode ser escolhida sem medo. Não faltarão catedrais, parques e museus, além de vida noturna e muitas opções gastronômicas e para compras. Uma opção com atrações para todas as idades. (ana.hantt@gmail.com).

As margens dos rios Rhône e Saône não perdem em nada para o famoso Sena, em Paris. (Foto: Ana Flávia Hantt/Divulgação)

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido