Nós, mulheres, olhamos jogos, torcemos pelo nosso time do coração, vamos aos estádios, muitas vezes, sozinhas, e temos, SIM, lugar no futebol!!

Nesta semana, as atleticanas mostraram a todos que têm opinião ao pedirem à direção do clube do Atlético Mineiro, o GALO, que tenham mais atenção com o público feminino.

Na última segunda-feira, 15, foram lançados, em uma cerimônia em Belo Horizonte, os uniformes para a temporada de 2016 do Atlético-MG. No evento, um fato, em especial, chamou a atenção de vários torcedores: a apresentação do uniforme usando a figura feminina. O desfile de apresentação trouxe à passarela homens vestidos com calções e calças, enquanto as mulheres foram apresentadas usando biquínis junto com camisetas e bandeiras do Galo.

Foto: Reprodução / Divulgaçãoii
Foto: Reprodução / Divulgaçãooo

A polêmica tornou-se uma discussão que se refere ao posicionamento das mulheres no mundo da bola. E as atleticanas, assim como vários torcedores, também entraram em contato, por meio de redes sociais, com o clube, pedindo uma atitude e um cuidado maior com esse público.

No Twitter, várias pessoas se posicionaram diante da situação:

Sobre o lançamento do uniforme do Galo: óbvio que é algo machista (o mundo é) e de mau gosto.

— Blog do Carlão (@blogdocarlao) 16 Fevereiro 2016

Como se o meio do futebol já n fosse machista o suficiente, me vem o Galo e coloca as mulheres de calcinha na apresentação dos uniformes…

— Karla Lopes (@kalopess) 16 Fevereiro 2016

Galo (@catleticomg)dando uma bela cagada machista botando modelo pra desfilar de calcinha aleatoriamente.Que merda, hein Galo?!

— Helga (@helgaalmeida) 16 Fevereiro 2016

@atletico aqui é galo até morrer, mas lamentável o desfile ser tão sexista.

— Marcelo Prates (@Marcelops97) 16 Fevereiro 2016

Ainda no Twitter, a Galo Marx mostrou seu repúdio aos papéis em que as mulheres foram colocadas durante o desfile:

Nota de repúdio das Mulheres da Galo Marx ao desfile de apresentação do novo uniforme do Galo pic.twitter.com/QrqDdUpgjV

— Galo Marx (@Galo_Marx) 16 Fevereiro 2016

As torcedoras do Blog Camikaze foram incisivas ao criticar a decisão de colocarem as mulheres desta forma no evento.

Não vivemos em um mundo justo. Enquanto homens podem sacar suas camisetas à vontade e rodopiá-las no ar, nós muitas vezes precisamos evitar ir ao estádio com o corpo mais exposto. Sabemos que, se o fizermos, corremos riscos de sofrer agressões morais e físicas, consequências do violento mundo machista que instituições como o Clube Atlético Mineiro, com seu aval e passividade em casos como o do lançamento de seus uniformes, acaba por ajudar a propagar. é por isso que lamentamos profundamente a forma como as modelos, mulheres como nós, e crianças, foram desnecessariamente expostas em uma ação que teve caráter sexual, ainda que com o triste consentimento das mesmas. O fato é que ali elas representavam todas nós.

Resposta do clube:

O clube mineiro usou exemplos de outros anos para dar uma resposta aos torcedores. O Galo lembrou, ainda, que muitas apresentações de uniformes são feitas neste formato, com modelos trajando biquínis.

O diretor de comunicação, Domênico Bhering, explicou:

O Atlético respeita o direito democrático das pessoas de discordarem, mas isso não significa que temos que concordar com as críticas. Não houve excesso, nem atitude machista. Mas reforçamos o direito de críticas e elogios. Há quinze anos agimos dessa forma, e essa foi a festa mais elogiada. Não há porque mudar algo que vem dando certo há esse tempo.

 

Foto: Reprodução / Divulgaçãoi

 Mais uma polêmica!

Se não bastasse o desfile ‘fracassado’ aos olhos de muitos torcedores, o Galo esteve, junto com a Dryworld (responsável pela fabricação das camisetas), em outra polêmica envolvendo os novos uniformes.

Em vários posts, mulheres que já tiveram contato com a nova camiseta, mostraram um estranhamento ao observarem as instruções de lavagem da roupa. Logo acima dos universais ícones de instrução de lavagem, as peças estampam a polêmica frase GIVE IT TO YOUR WIFE (entregue para a sua mulher).

 

 

 

 

 

E, mais uma vez os usuários do Twitter não perdoaram!

“Give it to your wife”. Talvez o CAM tenha comprado uma briga maior do que imaginava com a Galo Marx. rsrs pic.twitter.com/nuNurSfHwW

— Giltônio Santos (@Giltonio) 16 Fevereiro 2016