Gente, faz tempo que para mim o futebol perdeu o encanto. é sério. Não acho mais graça. Levo corneta como se não fosse comigo.

Sim, continuo gremista, desde sempre amo azul. é minha cor. Além do mais, cresci acompanhando a torcida apaixonada de meus pais. E participei da carreata de campeão do mundo em 1983 (podem fazer contas, colorados), com a clássica camiseta azul, preta e branca, obviamente. Se tem uma coisa que lembro da infância, é isso.

Não que tenha algo contra o vermelho. Mas ele não me diz nada. Ou pelo menos não dizia.Casei com um colorado. Daqueles bem chatos. BEEEEM. E multiplica. Sou capaz de escutá-lo dizendo ‘FEITOOOOO’ até 3 dias depois de um gol do Inter.

Mas ele conseguiu. Com o Bruno, teve que se empenhar bastante, com promessas, ofertas e até chantagens. Com o Thomaz, por outro lado, foi bem fácil. Nossos dois garotos são assumidamente colorados. E a cada dia mais. O grito já anda duplicado pela casa, e Thomaz imita sua entonação ‘FEITOOOOO’. Uma simpatia.

Camiseta, calção, meia e tênis do Inter. Mesmo que não acompanhem muito os jogos, já se assumiram colorados. No início, relutei, não deixei colocar roupa de Clube nenhum enquanto não tivessem condições de escolher.

– Se não pode do Grêmio, não pode do Inter. E vice-versa.

Só que assim que puderam decidir, foram pelo pai. Será que não gostam tanto assim de mim?

Mas eu os achei lindos assim mesmo. De branco e vermelho. Levo na brincadeira, incomodo, amasso, afofo, e a rivalidade fica mais gostosa. Talvez seja isso o que mais os motiva, a provocação, a folia.

Gosto de vê-los jogando, incentivo o Bruno a praticar o esporte, mas lá no fundo, há uma decepção com o rumo que as coisas tomaram. Não com a escolha de meus meninos, nem com o futebol em si, minha indignação é com os Clubes e com os atletas superstar, com as denúncias de corrupção, com os desvios de dinheiro público, com as obras enroladas.

Decepção com a vaidade dos jogadores, que são capazes de não cabecear para não estragar o penteado. Com o quanto querem ditar moda, mas deixam a desejar em campo, se encolhem, diminuem o futebol, frustram os torcedores.

E o que dizer da corrupção no futebol? O que dizer da Copa do Mundo? Gente, o que foi aquilo? Não perco mais meu tempo torcendo por ninguém. Torço por mim, por meus filhos, família, amigos e até por desconhecidos. Para que sejam felizes, para que se dêem bem na vida, para que façam o bem. Torço pelo Grêmio. Mas não exatamente para que vençam os jogos, nem acompanho o calendário, talvez não saiba dizer o nome de um jogador ao menos. Torço para o que representa para mim. Pelas vezes que vi garra, determinação, suor. Pelas vezes que vibrei junto com amigos. Torço pela integridade, pelo esporte. Por uma volta no tempo, quem sabe?

Cheguei a dar um voto de confiança para o futebol no ano passado, relembrei o quanto já havia torcido e, pela primeira vez nos últimos CINCO anos, resolvi acompanhar um campeonato, resolvi torcer pelo Brasil na Copa do Mundo, com meus garotos. Dá para imaginar o que senti né?

Não há problema em perder. Mas tem jogador que anda batendo o ponto. E só. Ou nem isso. Fazem farra, ganham milhões, compram carrões. Não jogam nada. E a gente torce para eles? Perdem e seguem recebendo seus tostões e fazendo farra, ganhando milhões, comprando carrões. E a gente discute por causa deles? Eu? Não mais.

Quem sabe um dia ainda me animo de novo? Quem sabe me empolgo com a rivalidade com meus meninos? Quem sabe ainda volto a vestir com orgulho a camiseta de meu time? Mas para isso, querido clube, queridos jogadores, querido futebol, vocês vão ter que fazer bem melhor do que tudo isso que ando vendo, lendo e ouvindo.

Até lá, sigo mudando a PROGRAMAÇÃO na hora dos jogos. E curtindo meus garotos com o fardamento que quiserem usar. Vermelho, azul, roxo, amarelo, cor de laranja.

Para falar a verdade, acho que não fui eu quem errou. Acho que é o futebol que deixou de ser digno de minha paixão. E para falar a verdade, me divirto com as provocações da ala masculina na minha casa.

– ‘FEITOOOOOO’ .

– Dá para gritar mais baixo?! 

Foto: Paula Carvalho / Tudo & TodasThomaz colorado - e lindo assim mesmo
Thomaz colorado – e lindo assim mesmo
Foto: Paula Carvalho / Tudo & TodasBruno colorado - e não é que ficou bem de vermelho?
Bruno colorado – e não é que ficou bem de vermelho?