Magali Pereira Perottoni: quando o hobby se transforma em negócio

-

A trajetória profissional de Magali Pereira Perottoni, 40 anos, começou em Venâncio Aires, com atuação na Prefeitura. Em 2001, ela se mudou para Caxias do Sul, onde trabalhou no setor financeiro e fiscal de diferentes empresas.

O desejo de empreender em um novo ramo surgiu em 2009, quando, junto com o marido Paulo César de Oliveira, decidiu transformar o que até então era hobby em um negócio. Paulo produzia cerveja artesanal por diversão e o casal expandiu a produção ao inaugurar a Bonembier, em Caxias do Sul. “Eu acredito que as oportunidades fazem empreendedores. Quando começou a Lei Seca nós pensamos que seria uma boa oferecer uma cerveja de qualidade, pois as pessoas iam escolher beber menos, mas melhor”, afirma.

Magali diz que teve uma boa aceitação e, em 2018, a família resolveu se mudar para Venâncio Aires, uma vontade antiga da empreendedora. Foi na terra natal que inaugurou a Bier 77, cervejaria que completa quatro anos de atividades em abril. A empreendedora é responsável por toda a parte de comercialização, das entregas, compras e o contato direto com clientes da cervejaria. Ela também dá assistência na parte burocrática e de compras da Bonembier.

A produção da cerveja é feita nos dois municípios e Paulo, que além de cervejeiro é administrador e engenheiro mecânico, projeta as estruturas para agilizar o processo de produção. A Bier 77 tem uma proposta de leite pureza alemã e possui selo de qualidade. “Nós trabalhamos com um produto que procura zelar pela saúde dos clientes. Não vai nada além de água, levedura, lúpulo e cevada”, explica Magali.

Um dos diferenciais da atuação da empreendedora é o fato de o trabalho estar atrelado a momentos felizes, de confraternização de família e amigos. Embora o cansaço muitas vezes predomine, devido ao volume de demanda principalmente aos fins de semana, para entrega e busca de cervejeiras nos locais, ela afirma ser tudo compensatório.

Mãe de Otávio, 8 anos, e Joaquim, 6, Magali reconhece que a rotina é corrida. No entanto, ela “não se acanha” ao carregar um barril de 50 litros nos braços. “Não tem nada melhor do que trabalhar com a felicidade das pessoas. Não me imagino fazendo outra coisa, sou muito feliz pelas minhas escolhas”, completa.

Desafios

Um dos desafios enfrentados pela empreendedora foi o início da pandemia e a impossibilidade de realização de eventos. Com isso, novas formas de comercialização foram elaboradas. Por um período, a empresa trabalhou com tele-entrega de chopp para não ficar sem a comercialização da bebida. Entre as dificuldades, ela cita as incertezas na economia, com a oscilação constante dos preços. “Não podemos mudar os ingredientes, a qualidade é sempre nossa prioridade, mas são dificuldades que enfrentamos com frequência”, complementa.

Além da venda do chopp e aluguel das cervejeiras para eventos, a Bier 77 também cede aos clientes o espaço da sede da empresa, em Linha Estrela, para a realização de eventos. O espaço está sendo remodelado para dar ainda mais conforto aos clientes que utilizam para confraternizações, principalmente aos fins de semana.

“Acho que o segredo é fazer o que gosta e conhecer todas as fases de produção do produto. Esse conhecimento e amor são necessários para prosperar.”

MAGALI PEREIRA PEROTONNI

Sócia-proprietária da Bier 77



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido