Uma resposta – ou um tapa de luva de pelica – dada por Mark Zuckerberg em uma publicação do Facebook, no dia 3, está dando o que falar. A história teve início com uma postagem de Zuckerberg sobre seus objetivos em 2015 e o que ele planeja para 2016 e sobre como deseja criar um sistema de inteligência artificial para controlar sua casa e ajudar na área profissional, e em quais novas tecnologias ele deve investir para produzir coisas novas.
Every year, I take on a personal challenge to learn new things and grow outside my work at Facebook. My challenges in…
Publicado por Mark Zuckerberg em Domingo, 3 de janeiro de 2016Após algum tempo, um comentário chamou a atenção o suficiente do CEO da rede social para merecer uma réplica. E o melhor disso tudo, especialmente da resposta, é que ela serve para encorajar todas as mulheres a serem as protagonistas de suas próprias histórias em um mundo ainda dominado pelos homens: o da tecnologia. O comentário que chamou a atenção de Zuckerberg foi feito pela americana Darlene Loretto.

Em seu comentário, Darlene escreveu: “Eu sempre digo para as minhas netas namorarem com o nerd da escola, ele pode virar um Mark Zuckerberg! Obrigado pelo Facebook, pude me reencontrar com minha família e muitos amigos e colegas de escola antigos”. O comentário, mesmo sendo educado, recebeu uma resposta à altura dada por Zuckerberg: “Seria melhor encorajá-las a *serem* as nerds da escola para que possam ser as próximas grandes inventoras!”.
A posição do CEO do Facebook é uma boa notícia para quem quer ver um mundo mais igualitário, onde homens e mulheres dividam homogeneamente as mais diversas tarefas, independentemente de carregarem o rótulo limitado de “coisa de homem” ou “coisa de mulher”.