Uma garota determinada, e que já teve a oportunidade de provar isso: Mayke Redel patina desde os 6 anos, e iniciou no esporte meio que por acaso: sua mãe resolveu inscrevê-la em aulas de ballet em uma casa de cultura, mas só havia vaga nas aulas de patinação.
A pequena disse ‘sim’ à segunda opção, e o resultado pode ser visto, hoje, em competições nacionais e internacionais. Prestes a competir no Campeonato Panamericano de Patinação 2016, na modalidade Livre, categoria cadete, a atleta coleciona momentos especiais e de superação no esporte.
Em 2014, na segunda etapa do Campeonato Catarinense, eu tava treinando, fazendo o reconhecimento de pista para o programa longo, e no meio de um giro eu bati com a perna no pódio. Eu não conseguia andar e os bombeiros me levaram direto para o hospital. Fiz raio x e soube que não havia quebrado nada, mas tinha rompido o músculo. Assim que eu soube, liguei e pedi para atrasarem ao máximo porque eu ia competir.
Entrei no ginásio quando estavam quase me chamando para competir, não deu tempo para nada. Coloquei o patins e entrei. Só pensava em superar a dor e em não sentir. E deu certo! Eu entrei e acertei tudo! Aquilo foi para me mostrar que eu posso tudo que eu quiser, não presciso ter medo, porque nada vai me segurar.”
>> Assista a apresentação de Mayke Redel no Brasileiro de Patinação 2016:
Determinada, Mayke tem treinado com empenho para conseguir bons resultados. E ela garante que o maior desafio não é ganhar ou perder, mas poder dar seu máximo, se superar a cada dia e, principalmente, na competição. Segundo ela, a colocação é só recompensa do esforço de anos.
Para o futuro, a jovem tem um sonho ambicioso: ser campeã mundial de Livre, e depois, dar aulas e ensinar tudo o que aprendeu com os anos.
Eu li um livro e tento seguir de base: ‘crie metas de curto prazo, de um ano, de um mês, metas que você alcança fácil, mas crie o objetivo final.’ Eu estou seguindo minhas metas, uma de cada vez, passo por passo, para chegar na recompensa final.”
***
>> Leia também: Campeonato Panamericano de Patinação 2016 terá a participação de 12 países e 900 atletas
