São tantos compromissos a cumprir dentro das 24 horas que o dia parece passar em um ‘piscar de olhos’. Há momentos em que os pensamentos parecem estar em desordem e você não consegue nem se concentrar nos afazeres e atividades programadas para o decorrer do dia. Talvez você já tenha sentido esta sensação: os sinais apontam que é preciso desacelerar. Neste caso, é indicado manter a calma, parar e respirar, antes de retornar à rotina.
Uma das práticas que vêm conquistando muitos adeptos é a meditação. Seja para conter a ansiedade, encontrar o equilíbrio emocional e físico, relaxar ou conhecer-se melhor, esse método tem trazido inúmeros benefícios e uma melhor qualidade de vida, principalmente para quem está sempre de ‘olho no relógio’.
De acordo com o médico, Fernando Bender, a meditação inibe os cinco sentidos para desenvolver o sexto, que é a intuição. “A melhor maneira de aumentar o poder de concentração é acalmar os pensamentos. Aprendendo a controlar pensamentos, a respiração se torna regular, e a mente se torna mais tolerante ao estresse”, considera. Dessa forma, haverá melhora na imunidade, no relacionamento interpessoal, menos acidentes, atitudes mais gentis e intuitivas.
Como funciona na prática?
***
Numa posição sentada, com a coluna firme e ereta, mantenha a respiração forte e devagar. Focando num ponto entre as sombrancelhas, com olhos fechados, aos poucos o praticante vai relaxando e deixando de sentir o corpo físico. A respiração profunda fará sua parte, ao levar sangue e energia para todas as áreas do cérebro, trazendo paz de espírito.
De acordo com o médico, inicialmente, a meditação pode ser em grupo para maior compromisso e disciplina, mas o ideal é cada pessoa desenvolva sua técnica conforme tempo de prática e experiência, procurando manter o mesmo horário e local – seja um quarto fechado ou ambiente junto à natureza -. “Meditar 20 minutos por dia está excelente, durante a prática é indicado colocar uma música ao fundo para atingir a concentração”, salienta o traumatologista.
Todas pessoas deveriam ter um momento para meditar, desde as ansiosas até as deprimidas, de forma a trazer maior autocontrole mental para enfrentar toda a descarga emocional e problemas de nosso cotidiano. Mesmo na fila do banco, no trânsito parado, o indivíduo pode apenas focar em sua respiração (expirando todo ar do pulmão lá de cima do peito até a barriga, e depois inflando os pulmões sentido o ar entrar no abdômen enchendo até os ombros)”, afirma.
Outra maneira de se energizar é tentar bocejar várias vezes durante o dia. De acordo com o profissional, pessoas estressadas não conseguem bocejar.
Para Bender, a ioga também é recomendada para relaxar o corpo e fortalecer o cérebro, assim como, o método pilates, indicado como um exercício complementar da meditação. A prática da meditação, também conhecida como mindfilness, é um processo no qual se foca no momento presente e menos em redes sociais ou receios e inseguranças emocionais.
Reduzindo de 20 para 10 pensamentos por minuto, o poder de concentração aumenta 50%”, salienta o profissional.