A Comic Con Experience (CCXP), um dos maiores eventos da cultura pop existentes no Brasil, ocorrreu da última quinta-feira, 3, até domingo, 6, e reuniu cerca de 100 mil fãs, em São Paulo. é claro que o evento virou assunto na mídia, mas, dessa vez, não só pela alta qualidade dos cosplays e atrações do evento.
Infelizmente, uma das cosplayers (a Estelar é uma das minhas personagens preferidas e ela estava linda) acabou passando por uma situação constrangedora e nada agradável, ao dar uma entrevista ao programa humorístico Pânico, da Band.
Confira o trecho desagradável da entrevista:
Após o ocorrido, Myo Tsubasa, a garota em questão, fez o seguinte relato nas redes sociais:
“Venho aqui, depois de um dia ultra cansativo na CCXP, INFELIZMENTE fazer uma postagem de extremo desgosto. Mas não é com o evento! Meu desgosto é com a equipe da Band que fazia a cobertura do evento filmando; sei lá se era ao vivo ou não.
Estava andando com um amigo que encontrei de Robin, e estávamos próximos à entrada do evento. Gente, hoje é sábado, quem foi sabe que estava lotado, e quem não foi deve imaginar. Eu já estava passando mal mesmo de calor (motivo pelo qual tirei o cosplay super cedo, mas vou usá-lo amanhã de novo). Beleza.
Me aparece um homem e uma menina, caracterizados já de uma forma ridícula, e nos PUXAM com a maior grosseria do mundo, sem nos perguntar se queríamos dar alguma entrevista ou fazer aparição. Simplesmente nos agarraram grosseiramente pra frente de uma câmera com uma luz absurda de intensa na nossa cara.
Lembrando que: eu passei três horas me vestindo nesse cosplay, eu estava INTEIRAMENTE pintada de laranja, com a SCLERA que já doía o olho. Todos que tiraram fotos comigo, e foi gente PRA CARAMBA, eu só pedia para não encostar na minha pele por conta da tinta. Simples: não queria sujá-los, e nem que minha tinta saísse.
Acontece que meu amigo já demonstrava sinais de desconforto com isso, e ele não conseguia se largar do sujeito nojento enquanto a menina me agarrava. Falaram besteiras para ele das quais não me lembro direito, mas aí, quando a menina começou a perguntar sobre meu cosplay, já num tom de deboche, perguntou quem era, e eu respondi: ‘Estelar, dos Jovens Titãs’, na maior boa possível, sorrindo pra câmera.
Então eles me pedem para ir um pouco à frente e dar uma ‘giradinha’ pra câmera, o que eu fiz sem cerimônia. E aí recebi o seguinte comentário do SUíNO que estava agarrando meu amigo: ‘Parece aqueles bronzeados artificiais de panycat quando dá errado’. Aí minha paciência já estava quase no zero, se já não estava.
Tentei relevar, até que NOVAMENTE, A PESSOA Dá UMA DEDADA NA MINHA PELE PRA TIRAR MINHA TINTA, E LOGO EM SEGUIDA METE A LíNGUA NOJENTA EM MIM, ME LAMBENDO.
Não tem palavras que descrevam o ódio e o nojo que me bateram na hora. Que coisa escrota, repugnante. Invasão de privacidade, falta de respeito. NOJO.
Só digo uma coisa: depois dessa, já tá na cara que devemos EXCLUIR esse tipo de mídia de eventos e afins. Não damos duro e nos dedicamos para que, quando queremos nos divertir, recebamos esse tipo de gente no espaço que foi feito para nós.
Fica minha indignação.”
A cosplayer, claro, recebeu apoio de seguidores e desconhecidos:
ontem o pânico na band fez uma matéria super escrota zoando a galera que tava fazendo cosplay. esse pessoal acha q ofender é fazer piada…
— Tiago Lopes (@tiagolopesls) December 7, 2015
ver esse video do panico zoando o cosplay da guria só me deu mais nojo desse programa
— matheus (@guerrascivil) December 7, 2015
Eu já sabia que Pânico na TV era uma merda, mas um “repórter” deles lamber uma menina fazendo cosplay na CCXP me deixa sem palavras.
— Jens ಠ_ಠ (@jensmcatanho) December 7, 2015
Na segunda-feira, 7, a organização do evento publicou a seguinte nota na página oficial:
//
CCXP 2015 | Nota de repúdio ao programa Pânico na BandNa CCXP – Comic Con Experience, todas as pessoas são bem-vindas…
Posted by CCXP – Comic Con Experience on Segunda, 7 de dezembro de 2015
Fico me perguntando quantos cosplayers ainda serão tratados assim por pessoas que acham atos do gênero engraçado. Não! Isso é abuso, isso é desrespeito.
Fazer cosplay não dá o direito aos demais se aproveitarem das pessoas por elas estarem usando roupas curtas. Montar um cosplay não é simples como parece, são meses de trabalho e de pesquisa sobre o persongem, para então você ir a um evento e ser destratada, virando alvo de piadas de mau gosto.
