Nesta semana estou em uma rotina diferente: com aulas pela manhã e à tarde em outra cidade. Isso significa que, sem a casa como base, é preciso organização para manter um mínimo de vida saudável.

Ontem, quando estava arrumando as coisas para ficar fora, parecia que estava organizando um acampamento. Além de roupas, itens de beleza e higiene, e os materiais de aula, também arrumei uma bolsa térmica com frutas, iogurtes, leite de soja, bolo e pão integral.

é o meu suprimento para passar a semana fora.

Nesse momento, talvez alguém esteja pensando que fui para o meio do deserto, sem acesso a supermercado ou fruteira.

Na verdade, trazer um ‘carregamento’ de comida é ensinamento aprendido com a prática.

Quando se está fora de casa, com outra rotina, nunca se sabe se os horários vão fechar, se não vai surgir um imprevisto, se a fome não vai bater de forma inesperada…

Nessas horas, se não há um planejamento, é muito mais fácil recorrer a um biscoito, um pão de queijo, ou outra guloseima disponível em um barzinho perto da sala de aula ou aceitar a ‘merenda’ (geralmente calórica) de outro colega.

Se a barrinha de cereal, a maçã ou a pêra estiverem à mão, é muito mais fácil se manter.

é claro que algo assim exige planejamento e boa vontade, mas conseguir comer de forma adequada é fator básico, não só para manter a forma, como para manter a produtividade. Lembram do ditado ‘saco vazio não para em pé?’ Mais do que colocar comida ‘para dentro’, ela precisa ser de qualidade e nutritiva.

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasEsse é o lanche de hoje: pêra pela manhã e uvas à tarde
Esse é o lanche de hoje: pêra pela manhã e uvas à tarde

E já que o papo é planejamento, aproveitei para arrumar uma mochila com short, top e tênis. Nunca se sabe quando vai surgir uma brechinha para esticar as canelas e conhecer uma nova pista de corrida, não é mesmo?