Com mais de 500 mil seguidores e ganhando cerca de cinco mil reais a cada nova foto postada, a modelo e blogueira australiana, Essena O’Neill, de 19 anos, resolveu revelar o segredo por trás de suas fotos postadas no Instagram.
Desde os 15 anos, a jovem australiana publicava fotos no Instagram e era paga por marcas – de roupas, de acessórios, de maquiagem, de comida – para divulgar seus nomes, e, com suas postagens perfeitas, onde exibia um rosto e um corpo dentro dos padrões de beleza, ela causava inveja em milhões de adolescentes no mundo. Só que, um dia, tudo mudou. Essena cansou. E revelou que a ‘mídia social não é vida real’.
Passei horas admirando garotas perfeitas online, desejando um dia ser como elas. Mesmo quando isso aconteceu, eu não consegui ficar feliz ou em paz comigo mesma.
Após excluir mais de duas mil fotografias da rede social e mudar a legenda das quase 100 que sobraram, Essena ganhou notoriedade no mundo inteiro com sua atitudade. Entre as mudanças de legendas feitas por ela, algumas causaram grande impacto, como:
“Não há nada zen em tentar parecer ser zen, tirar uma foto em que você tenta ser zen só para provar no Instagram que você é zen.”
“Por favor, curtam essa foto. Eu pus maquiagem, fiz escova no cabelo, pus um vestido justo e usei joias desconfortáveis. Tirei 50 fotos diferentes até que encontrasse uma que talvez vocês gostassem. Depois, editei-a em diversos aplicativos para que pudesse sentir algum tipo de aprovação de vocês. NãO Há NADA REAL AQUI.”
Hoje, Essena já excluiu sua conta no Instagram e criou um site que fala sobre veganismo, criatividades, poemas e a verdadeira realidade que leva pessoas a iludirem-se com o Instagram, além de convidar seus visitantes a ficarem uma semana sem usar suas redes sociais.

