Foto: Divulgação / Tudo & TodasA advogada Mara Betti Frey fala sobre Direito do Consumidor
A advogada Mara Betti Frey fala sobre Direito do Consumidor

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, comemorou-se o Dia do Advogado. Essa profissão centenária, há um bom tempo, vem dando lugar de destaque para as mulheres. Formadas em Direito, elas atuam como advogadas, juízas, promotoras e em tantos outros cargos.

A Folha do Mate deu destaque para a data, publicando no sábado um caderno especial e, na segunda, dedicando um espaço no programa de rádio Folha no Ar. Quem participou de ambos, e que representa bem o movimento feminino junto a Advocacia, é Mara Betti Frey.

Para o jornal, ela falou sobre o Direito do Consumidor. A profissional diz que os clientes estão mais exigentes, procurando menor preço e maior qualidade no produto. Com o avanço das tecnologias, ele está, cada vez mais, contratando serviços e comprando novos objetos através da internet.

“Cada vez mais as lojas passarão a oferecer também o e-commerce, como é o caso de várias lojas conhecidas que além do espaço físico, possuem também um web site com seus produtos, gerando um alcance bem maior de consumidores, que muitas vezes procuram por um produto em sua cidade e não encontram e lançam mão dessa ferramenta para comprar os produtos que desejam.”

Mas para quem está procurando a internet para comprar, é preciso ter atenção com algumas regras. A profissional alerta que é importante observar na hora de contratar um serviço, principalmente, os valores ofertados (instalações, mensalidades). “Se a contratação ocorrer por telefone, poderá requisitar uma cópia do contrato, discriminando detalhadamente o serviço contratado”.

No caso de produtos alimentícios e cosméticos, o cliente deve ficar atento as informações do produto observado suas características, como, prazo de validade, composição, volume, dados do fabricante. Já para produtos eletrônicos, Mara explica que, deve-se solicitar um teste de funcionamento na hora de entrega do produto, além da garantia e assistência técnica que devem ser oferecidas caso o aparelho estrague.

Tanto nas compras em lojas físicas como em lojas online, os consumidores possuem direitos que estão resguardados no Código de Defesa do Consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Ouça a entrevista da advogada no Folha no Ar: