Foto: Divulgação / Agência SenadoDos 11 candidatos a presidência apenas
Dos 11 candidatos a presidência apenas duas são mulheres

Ainda o processo democrático brasileito tem os seus desafios. O maior deles, aumentar a participação do público feminino como candidatas. Buscando diminuir esta desigualdade, a legislação exige dos partidos a participação das mulheres na disputa. Recentemente um relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demostra o tamanho do desafio na política brasileira.

Entre todos os cargos, o de governador é o que terá a disputa com a menor proporção de mulheres concorrendo em 2014. Entre 169 candidatos, apenas 17 são mulheres. Isso significa que, a cada 10 pessoas concorrendo ao cargo, apenas 1 é do sexo feminino – 10,1%. A média geral das eleições, considerando todos os cargos, é de três mulheres a cada 10 concorrentes – 30,6%.

 

 

Foto: Divulgação / Agência SenadoDe cada 10 candidatos a governador, apenas uma é mulher
De cada 10 candidatos a governador, apenas uma é mulher

A corrida presidencial tambémtem o índice de candidatos femininos mais baixo que a média. Dos 11 concorrentes, apenas 2 são mulheres – Dilma Roussef (PT) e Luciana Genro (PSOL) -, o que corresponde a 18,2% do total. Na competição para o Senado, o percentual é ligeiramente mais alto: de 182 candidatos, 35 são mulheres, ou 19,2%.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51% dos brasileiros são mulheres. A maior proporção de candidatos do sexo feminino nestas eleições, porém, é de apenas 36,4% entre os candidatos a vice-presidente.