Com a proposta de aumentar a qualidade de vida das mulheres brasileiras, o Governo Federal criou em 2008 um programa com o objetivo de proporcionar crescimento de renda das mulheres em situação de vulnerabilidade social. A proposta busca ampliar a distribuição de renda entre as mulheres brasileiras.
Tive a oportunidade de conhecer o programa realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, em Venâncio Aires, participando de uma oficina. A mudança de vida que o convívio acadêmico pode proporcionar para as pessoas é muito grande. São mulheres de todos os cantos da cidade, que buscam novas oportunidades, e o mais importante, querem adquirir mais conhecimento, com a troca de experiências.
As diferentes realidades em uma mesma turma demostram o desafio do país em promover ações que possam melhorar a vida da população. O fato do Mulheres Mil fazer parte de conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação, garante ao programa vida longa.
A proposta também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.
O importante é incentivarmos mulheres a participaram da iniciativa. A busca por melhorias na qualidade de vida precisa ser uma prioridade. Está no campus do IFSul uma oportunidade.
Inscrições irão até o dia 9 de junho
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos. Serão 25 vagas, com aulas voltadas ao curso de recepcionista, porém, levará também questões de cidadania e direitos da mulher e a parte de saúde feminina.
Com início marcado para 9 de junho, a carga horária é de 240 horas, em que160 horas envolvem o curso de recepcionista. Neste período, as alunas recebem auxílio transporte de R$ 12 por dia/aula.