Embora a irmã, Camila, tenha servido como inspiração, Natália Vanassi logo soube trilhar seu próprio caminho na Patinação Artística. A jovem de 17 anos, coleciona títulos e, em 2016, no Campeonato Brasileiro, que irá ocorrer em Venâncio Aires entre 14 e 23 de abril, irá competir na modalidade Livre Internacional. “A preparação está bem intensa, na maioria dos dias treino pela manhã e à tarde, de segunda a sábado, às vezes no domingo.”

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNatália coleciona três títulos brasileiros
Natália coleciona três títulos brasileiros

Atleta do Grupo Expressão de Patinação, Natália é penta-campeã gaúcha na modalidade Livre Internacional, tri-campeã brasileira (2011 e duas vezes em 2012), vice-campeã Sul-americana na categoria Quartetos (2013), vice-campeã na Copa Pan-americana de Orlando na categoria Livre Cadete (2015), e vice-campeã brasileira na categoria Livre Juvenil (2015).

A atleta também integrou o mini-grupo que sagrou-se medalhista de bronze no Campeonato Mundial que ocorreu em Cali, em 2015, na Colômbia.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNatália ao lado dos colegas do mini-grupo medalhista no Mundial
Natália ao lado dos colegas do mini-grupo medalhista no Mundial

Foi uma experiência única, eu nunca tinha participado de nada parecido, e apesar do grande desgaste e de perder muitas semanas de aula por estar treinando em outro estado, eu sou muito grata de ter conhecido todas as pessoas incríveis que me acolheram da melhor forma possível, e as quais tenho um carinho muito grande.”

Entre janeiro e fevereiro deste ano, a patinadora também esteve esteve na Itália, país reconhecido pela tradição na patinação, onde ao lado da irmã, Camila Vanassi, e da técnica Bruna Cunha, teve a oportunidade de treinar com a técnica Cristina Moretti.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNatália sabe que foco nos seus objetivos é fundamental
Natália sabe que foco nos seus objetivos é fundamental

O treinamento vem ao encontro de um dos seus maiores objetivos na patinação: ganhar uma medalha individual no Campeonato Mundial.

Seria um sonho realizado.”

No entanto, Natália diz que sempre tenta priorizar metas mais próximas, pensando, principalmente, na sua evolução, o que requer muito esforço e dedicação.

Evito pensar ou me comparar com minhas adversárias, porque todas as minhas conquistas serão fruto do meu próprio esforço, e se preocupar com os outros acaba se tornando um obstáculo desnecessário.”

***

Conheça mais atletas ligados ao Clube Expressão de Patinação:

Bia Erenberg vai ao Brasileiro de Patinação em busca do penta-campeonato

– Campeã Brasileira Camila Vanassi treina na Itália em busca de aperfeiçoamento

– Superação, uma característica que promete auxiliar Karol Telles a conquistar uma vaga no Mundial