Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar.
Frase de William Shakespeare, descrita para ser expressada pelo personagem da peça de teatro Hamlet.
Shakespeare (falecido em 23 de abril de 1616) deixou uma obra repleta de referências à imortalidade da alma, a espíritos, bruxarias, fadas, duendes, sobre o bem e o mal.
Para quem assiste novela, neste 2015, a Rede Globo traz em pauta mais uma vez na televisão brasileira a relação das pessoas com os espíritos. As adivinhações, premonições e a personagem ‘Samanta’, vivida pela atriz Cláudia Raia, que tem acertado algumas com a ajuda da ‘voz superior’.
Entre o crédito de alguns, descrédito de outros, e o medo enrustido em muitos, o mundo está aí. As coisas acontecem: quem é do bem, colhe o bem. Quem planta o mal a si, aos outros ou seja lá quem for, colhe o mal. é a lei da natureza. Quando um ano do nosso calendário se encerra, coloca-se a esperança nos próximos 365 dias.
Mas o ano começa, e daí? O que dele esperar? Como vai ser?
Quem dera sabermos exatamente o que o futuro desponta para cada um, mas não é bem assim. Quem sabe mesmo da nossa vida e da nossa morte é Deus. Mas existem pessoas especiais, indicadas por Deus, assim eu acredito, que estão conosco com um dom especial, que podem sim, nos aconselhar pelo melhor caminho a seguir e nos dizer até aquilo que está por vir.
Acreditando nisso é que há mais de vinte anos que a Folha do Mate, jornal de Venâncio Aires, com apoio de médiuns que têm o dom de guiar o caminho e de prever o que pode acontecer, edita um caderno de Previsões.
Uma página a cada final de ano era editada pelo hoje diretor de Conteúdo Sérgio Klafke. Ele buscava orientações para a reportagem com a médium Romilda Nottar. Antes de falecer, foi ela quem previu o ano de 2009. Nos anos seguintes, novos médiuns assumiram a tarefa de oportunizar aos leitores da Folha do Mate um pouco do que se apresenta para o ano que segue, como o babalorixá Claudio de Xangô e a Ialorixá Leni de Ogum & Iemanjá; e o astrólogo João Schmatzembacher.
Ao fazer um apanhado das publicações de previsões desde 1986 até 2014, separei somente algumas dos nossos entrevistados das épocas, para confirmar a veracidade do que foi previsto e daquilo que aconteceu:
Estava previsto e aconteceu (publicado na FM, em 31 de dezembro dos respectivos anos):
1989-1990: “A luta pela emancipação de Mato Leitão será vitoriosa.”** Mato Leitão emancipou-se de Venâncio Aires em 1992
1990 – 1991: “Alceu Collares vai transformar a educação no Rio Grande do Sul.”** No governo do Estado, extinguiu a Secretaria de Justiça e Segurança. Fez uma revolução na educação, iniciou a implantação dos Centros de Ensino em Tempo Integral (Cieps), criou o Calendário Rotativo.
1991-1992: “Collor não vai se dar bem este ano, apesar do santo forte que tem, ele vai se estraçalhar.” ** Primeiro processo de impeachment da América Latina. O processo, antes de aprovado, fez com que o presidente renunciasse ao cargo em 29 de dezembro de 1992.
1993 -1994: Previsão de grande enchente no município. Foi registrada uma das maiores, segundo as publicações, desde 1974.
2013 -2014: “A presidente Dilma entra favorecida neste 2014. Em seu último aniversário, a distribuição dos astros colocou Júpiter (o benéfico) na casa do destino, isto significa: sucesso profissional. Ou seja, ganha a eleição.”** Dilma tomou posse em 1º de janeiro de 2015 para seu segundo mandato.