Foto: Divulgação / Tudo & TodasVocê é dono do seu jardim
Você é dono do seu jardim

à medida que vamos crescendo, vamos fazendo planos para a vida. Temos sonhos, queremos crescer profissionalmente, construir uma família, uma casa, trabalhar no que gostamos, e assim por diante. Os seres humanos, em sua grande maioria, querem muito, mas fazem pouco. Esquecem de se perguntarem o que fazem todos os dias para que os seus sonhos sejam realizados. Muitos seres humanos, na verdade, esquecem muito do ‘ser’, pois preferem o ‘ter’. Eles simplesmente esquecem de plantar árvores, mas querem colher os frutos.

Como colher algo que não é plantado?

As nossas vidas podem ser jardins. Jardins nem sempre são bonitos e bem cuidados. Tudo depende de como o dono do jardim cuida dele, assim como também, das plantinhas e flores que são plantadas.

Pense e reflita agora sobre você. Você é o dono(a) da sua vida, portanto, você é o dono(a) do seu jardim. O seu jardim será bonito dependendo de como você cuidar dele. Se você plantar lindas flores e plantas, mas não cuidá-las, o seu jardim ficará sem vida. Pior ainda, é plantar nada. As flores e outras plantinhas ficam bonitas dependendo do seu cuidado.

Assim é a vida. Ela também é bonita dependendo da importância que você dá a ela. Depende das flores que você planta e de como você cuida delas. As flores e plantinhas são os bons sentimentos que, se regados, crescem e dão frutos e, por sinal, bons frutos. Os bons frutos são as vitórias, o sucesso, as coisas que dão certo, a felicidade, o amor correspondido, dentre outros exemplos.

Pare e pense um pouco no seu jardim, ou melhor, na sua vida. Quais são as plantinhas que você está plantando nesses últimos anos? Ou seja, quais os bons sentimentos e boas ações que você tem e pratica todos os dias para que possa ter um lindo jardim? Suas flores estão bonitas? Quais são as plantas que você rega para que de fato possa atingir seus objetivos? Ou melhor, você planta alguma coisa? Planta valores como honestidade, amor para com a vida e as pessoas, cuidados, humildade, fidelidade?

Não basta você apenas querer colher, mas nada plantar. Não adianta você querer exigir do mundo e das pessoas, coisas que nem mesmo você faz todos os dias. Quer mais honestidade e sinceridade? Então comece por você mesmo. Pare de falar do vizinho, do que ele fez, do que ele conseguiu, perdeu ou ganhou. Não dê importância para fofocas. Tente acreditar em sua capacidade. Leia, cante, aprenda, surpreenda. Tenha cultura! Seja um exemplo de ser humano. O mundo precisa de gente assim.

Se as coisas que acontecem ao seu redor lhe causam raiva, ódio ou desejo de vingança, ignore esses sentimentos. Não os regue, a não ser que seja isso o que você quer colher daqui a alguns anos. São frutos assim que você quer colher das árvores que plantou?

Busque o bem. Não queira ser sempre o melhor, mas dê o seu melhor e faça o melhor naquilo que lhe cabe fazer.

Agindo sempre da maneira mais correta possível, você se tornará um grande ser humano e um exemplo. é disso que o mundo precisa: de exemplos, e não apenas de palavras. Desta forma, você será um ser muito brilhante; isso que importa, porque afinal, aquilo que somos é o que levamos daqui. Levamos daqui o conhecimento e a sabedoria que adquirimos, o bem que praticamos e os bons valores que construímos. Não seja apenas ‘mais um’ neste mundo enorme. Seja alguém importante ou até mesmo alguém grande, mas essa importância e grandeza a qual eu me refiro, não está relacionada à fama ou ao sucesso propriamente dito, mas sim, está relacionada a importância e grandeza como ser humano!