Depois de um outubro mais rosa, com campanhas em todo o país, na luta pela prevenção do câncer de mama, agora é a vez dos homens se prevenirem. O Novembro vai ficar mais Azul, e Venâncio Aires e região mais uma vez vão dar o exemplo. A Liga Feminina de Combate ao Câncer também trabalha em prol da ala masculina, e com isso, propõe um mês para divulgar ainda mais a prevenção contra os cânceres masculinos, especialmente o de próstata.
Com uma proposta beneficente, a entidade está comercializando camisetas ao preço de R$ 30 e ajudando a divulgar o Novembro Azul. Eu vesti essa idéia e sei que a prevenção também é coisa de homem. A exemplo do mês passado, que tivemos #correnterosa, agora, vamos desafiar três amigos para que comprem a camiseta da Liga, na sala junto ao Hospital São Sebastião Mártir, e postem uma foto nas redes sociais com #novembroazul.
Vamos todos criar uma grande mobilização para divulgar as ações de prevenção ao câncer. O próximo passo é colaborar com a campanha e difundir esta proposta.
Saiba mais:
O câncer de próstata é o 2º tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais frequente nos que já passaram dos 50 anos. A própria idade avançada está entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. Diante disso, a Liga Feminina de Combate ao Câncer está preparando dentro das programações do Novembro Azul, a 1ª Semana Municipal de Saúde do Homem.
Na última quarta-feira ocorreu a primeira reunião para tratar e organizar ações de orientações visando principalmente ampliar a consciência do homem quanto a fatores peculiares à saúde da condição masculina, esclarecer procedimentos médicos estigmatizados por uma cultura distorcida da condição masculina. Constam na PROGRAMAÇÃO pedágios informativos, palestras, mateadas, tendas para realizar exames clínicos tais como verificação de pressão arterial, glicemia, colesterol, entre outros.