O cabelo no inverno precisa de uma atenção maior. Isso porque, seguindo a tendência do nosso organismo, as madeixas também ficam mais fragéis com o clima da época. A estação é sinônimo de elegância. Porém, as pessoas acabam priorizando as roupas e deixando de lado os cuidados com os cabelos. Para isso pesquisei um pouco sobre isso e encontrei algumas dicas que prometem solucionar alguns problemas que as madeixas enfrentam com o inverno.

Usar ou não o secador?Nessa época do ano, o secador vira um aliado fundamental, afinal, sair no frio com o cabelo molhado pode, entre outras coisas, garantir uma tremenda de uma gripe. Por isso, o secador é muito bem-vindo, desde que não seja com vento muito quente e próximo aos fios. Evite também escovar os cabelos todos os dias, para não deixar os fios finos e desgastados. O ideal é usar o secador para apenas secá-los e depois, caso o secador tenha essa opção, use um jato de vento frio para que as cutículas capilares abertas com o calor se fechem e não ocorra o ressecamento.

Foto: Divulgação / Tudo & Todasóleo para ajudar a combater o frizz
óleo para ajudar a combater o frizz

Cabelos quebradiçosNinguém gosta daquela turminha de fios que insiste em ficar arrepiado. Aqueles fiozinhos de cabelo, o frizz, que teimam em ficar em pé, geralmente são causados pela quebra dos fios. Embora cabelos quebradiços aconteçam mais naqueles que sofrem processo químico, no inverno os fios sofrem mais com a ação de fatores externos e, por isso, ficam mais rígidos e quebram mais facilmente. As baixa temperaturas afetam diretamente os fios, para isso o ideal é não sair de casa com os cabelos molhados, pois a água que fica nos fios se solidifica, facilitando a quebra da fibra capilar. Para evitar isso, saia de casa somente quando os cabelos estiverem secos. O uso do secador pode solucionar este problema.

Dica pessoal: Eu costumo passar um pouco de óleo de argan nas pontas, ele é rico em vitaminas e deixam os fios sedosos, macios e brilhantes. E, para mim tem ajudado um pouco a controlar o frizz.

RessecamentoNos dias frios, temos a tendência de usar água muito quente para lavar os cabelos. O problema é que o banho muito quente e prolongado acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo. Um jeito de controlar o problema é lavar os cabelos com água morna. Outra dica para contornar essa situação é simples e fará bem para a manutenção da sua saúde como um todo: não deixe de consumir bastante líquido, mesmo que as temperaturas estejam baixas. O consumo de líquido faz bem para todo o organismo.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasShampoo a seco é solução para a preguicinha de lavar os cabelos todo o dia no inverno
Shampoo a seco é solução para a preguicinha de lavar os cabelos todo o dia no inverno

OleosidadeAcontece bastante no inverno e é o problema mais comum. Com o frio já falta coragem para tomar banho, quanto mais lavar os cabelos, não é mesmo? (risos) Por isso, nossa tendência é ficar mais tempo sem lavar. O fato de não transpirarmos tanto também ajuda a mantê-los cheirosos por mais tempo. Mas essa demora pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Os mesmos cuidados que evitam o ressecamento, evitam também a oleosidade.

Dica pessoal: Usar shampoo seco para dar uma disfarçada na oleosidade da raiz. Como hoje em dia o tempo está super corrido, trabalho, faculdade e casa para manter, acontece de faltar horas no dia (risos), e o shampoo seco tem sido o meu queridinho. Como lavo meu cabelo ‘dia sim e dia não’, para mater as madeixas em dia entre as lavagens, no ‘dia não’ uso o shampoo seco. Tem infinidades de marcas no mercado. Eu ultimamente tenho usado a marca Batiste, o valor não é muito alto e, é fácil de ser encontrado nas farmácias.