O encerramento de um ciclo, como uma formatura; ou o início de um novo, como um casamento, é sempre um momento único. Conquistar o tão sonhado diploma, subir ao altar, apadrinhar noivos queridos, completar mais um ano de vida, é sempre algo muito significativo e que merece ser comemorado. Por isso, não é de se admirar que a escolha do traje para ocasiões especiais tornou-se, há alguns anos, extremamente cobiçado.

Foto: Arquivo / Rosilene Mülleroo

Conforme a professora de Design de Moda da Univates, Marina Rissinger Pedron, na alta costura, o traje normalmente é feito sob medida, falando, assim, por si só, já que é projetado especialmente para a pessoa, respeitando as suas medidas.

O legal de mandar fazer é que você começa a pensar e ver o seu traje bem antes da festa e constrói ele do seu jeito

Ela ainda lembra às mulheres que a escolha por modelos longos ou curtos devem ser de acordo com o tipo de festa.

Se for uma recepção em um restaurante, o curto fica conforme a proposta, e se a festa for um baile, deve-se optar pelo longo

Uma das preocupações é a cor do vestido, e Marina lembra que deve-se levar em consideração as cores da pele e do cabelo, cuidando para que não fique no mesmo tom.

 

Sempre escolha cores que fiquem opostas a sua tonalidade de pele e cabelo, por exemplo, as loiras devem ter muito cuidado com os tons nudes e amarelos e as morenas com os marrons

Para este ano, os modelos de vestidos mais procurados estão sendo os que valorizem o corpo. A cintura marcada, as aplicações em rendas e bordados e as saias fluidas vieram com força para este período. Marina lembra que os tecidos que estão sendo requisitados são organzas, crepes e cetim estruturado com pouco brilho.

A estilista lembra que os homens também se preocupam com o traje e diz que é importante encontrar um terno adequado.

Assim como os vestidos, o terno deve ser de acordo com o tipo de corpo

Marina diz que ternos com modelagem slim favorecem homens mais altos e magros e, os com modelagem reta, favorecem os biotipos normais e robustos.

O homem pode optar por um terno clássico, porém pode ousar na escolha da camisa, que não precisa ser necessariamente branca

No caso de formandos, a professora diz que a gravata pode ser mais divertida, tendo textura ou estampa. Marina reforça que é válido ousar nas cores e modelos do terno.

***

Os detalhes fazem a diferença 

A edição do Tudo & Todas Press publicou editorial de vestidos assinados por Devince. Inspire-se!