Uma verdadeira festa do esporte. Assim pode ser definida a 8ª Rústica de Santa Cruz do Sul, que ocorreu neste domingo, 28, para comemorar os 136 anos do município. O ‘Briga de Peso‘, claro, fez uma participação mais do que especial. A ganhadora da promoção para participar do evento, Carin Gomes, fez bonito e garantiu um lugar no pódium na sua categoria.
A preparação para a prova começou cedinho. às 8h, ao lado do repórter multimídia da Folha do Mate, Fernando Uhlmann, já estávamos buscando a nossa atleta em sua casa. Depois de uma viagem bem descontraída, em que o assunto principal foram os sonhos malucos que costumamos ter, chegamos ao local do evento. A Praça Getúlio Vargas, local onde seria a largada, já estava tomada de atletas, especialmente crianças, que fariam a sua prova já às 9h.
Garantidos os ‘Kits Atleta’ (com sacola, toalha, camiseta, boné e squizze), e a pulseira com chipp para monitorar a prova, começamos a entrar no clima do evento. Alongamos, assistimos a prova das crianças, nos abastecemos com água e carboidrato, tiramos fotos e gravamos vídeo aqui para o ‘Briga de Peso’, tudo na maior empolgação.
Pausa para contar o mico do dia: a conversa pré-prova estava tão boa, que quase perdemos a largada! Até vimos que havia uma movimentação junto ao pórtico, mas como os instrutores estavam dando várias orientações para as duplas que participariam na modalidade revezamento, achamos que a largada deles seria primeiro. Nossa sorte é que percebemos o equívoco à tempo.
Antes da prova, eu e a Carin havíamos combinado: cada uma vai no seu ritmo. Por isso, na largada, já fiquei no pelotão ‘dos fundos’. A Carin, jogadora renomada de futebol, saiu na frente e logo a perdi de vista. Mantive meu ritmo e, só nos últimos quilômetros, é que vislumbrei minha parceira, que deu uma caminhadinha para se recuperar antes de retomar a velocidade.
Depois das três quadras finais – com uma ‘subida medonha’ -, cruzamos com alguns segundos de diferença a linha de chegada. Para a Carin, ainda deu para garantir o terceiro lugar na categoria 25 a 29 anos. Nada mal para quem achava que estava fora de forma, hein?
Orgulhosas com medalhas de participação no peito, aproveitamos toda a estrutura destinada aos atletas, com água e lanchinhos para repor as energias, para aguardar o momento da premiação. Pudemos aplaudir todos os corredores que fizeram bonito, assim como a Carin, que também foi chamada ao pódium.
Segundo Carin, é difícil explicar com palavras a sensação de participar pela primeira vez de uma ‘prova de resistência’.
Com certeza minhas expectativas foram superadas. Confesso que senti um pouco de dificuldade para completar a prova, mas tudo valeu a pena… O interessante de tudo isso, é que apesar do cansaço, você volta para casa com as energias renovadas. Sem dúvidas, a partir da experiência maravilhosa que tive, irei participar de outras rústicas e treinar para melhorar meu rendimento.
Para mim, essa rústica também foi importante. Ao chegar em quarto lugar e ver a pouca diferença de tempo em relação aos primeiros lugares, começo a acreditar que é possível entrar nessa briga almejando algo a mais além da pura e simples participação. Quem sabe o Cássio Rauber, profissional de Educação Física parceiro aqui do ‘Briga de Peso’, não me dá uma mãozinha? Certamente, eu e a Carin já estamos na fila para aproveitar todas as dicas. Quem mais vem com a gente?
Gostaria de parabenizar os organizadores, Rádio Gazeta e Prefeitura de Santa Cruz do Sul, pelo excelente evento, e agradecer ao responsável pela Gestão de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, por viabilizar a participação do ‘Briga de Peso’ no evento. Aguardamos ansiosos pela próxima!
Quer ver mais desse evento? Clica no play:
[VIDEO_288]