Existe uma lenda em torno das bailarinas que as coloca em um pedestal inatingível, como se fossem lindas e frágeis bonecas de porcelada, nas quais ninguém pode tocar. Mas será que esse mito é verdadeiro? Acredito que nem sempre.
Eleita nesta semana uma das pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos, pela importante revista Forbes, a bailarina Amanda Gomes mostra que é possível conquistar um lugar de prestígio, e ainda assim, ser referência como ser humano. Em junho de 2014, a jovem deu entrevista exclusiva ao Tudo & Todas. Relembre:
Quando soubemos que o Teatro Bolshoi no Brasil ficaria por três dias na região, logo surgiu a ideia de proporcionar a uma pequena bailarina a oportunidade de ter o contato com aquelas que são as estrelas de uma grande companhia. Sabíamos que havia grande possibilidade da proposta dar certo, mas nunca imaginávamos todo o esforço que o próprio Bolshoi faria para que a pequena Manuela Bortolini Jächel, 10 anos, vivesse um momento único.
Tudo começou no contato com a assessoria de imprensa da escola, que prontamente viabilizou com a produção do espetáculo o nosso encontro. Na segunda-feira, dia 9, Manu foi o centro das atenções na entrevista que realizamos com as solistas de ‘Giselle’, Thaís Diógenes e Amanda Gomes. Além de conversar com as bailarinas, a menina também viu o figurino usado por elas e pode repassar alguns passos de dança.
Essa experiência já foi mais do que incrível para a pequena, que foi para casa sonhando em integrar o Bolshoi. Nossa maior surpresa foi quando, na tarde desta quarta-feira, 11, a profesorra Melina Ellwanger recebeu uma ligação: a produção do espetáculo conseguiu ingressos para Manu e sua mãe assistirem ao espetáculo. Ao lado delas, estava niguém menos do que a mãe da solista Thaís, que viajou de Joinville para ver a estreia da filha como Giselle.
No fim do espetáculo, Manuela foi recebida com entusiasmo pelas solistas e pela produção. Tirou foto com todo o grupo e ganhou autógrafos especiais em suas sapatilhas. Pode ter emoção maior para uma menina de 10 anos que sonha em ser bailarina?
Agradeço a toda a equipe do Bolshoi pela experiência proporcionada à nossa venâncio-airenses, assim como parabenizo pelo trabalho realizado aqui no Brasil. A partir do contato com vocês, tive certeza de uma frase muito repetida pela minha avó:
A humildade é a virtude dos fortes.
Para vocês conhecerem um pouquinho mais das solistas Amanda e Thaís, segue o vídeo da entrevista que gravamos com elas:
[VIDEO_162]