Na sexta-feira à noite, 24, tive a satisfação de estar entre as dez mulheres homenageadas com o Troféu Mulher Ativista Destaque, uma promoção da ONG Alphorria pela passagem do Dia Nacional da Mulher Negra, comemorado hoje.

Foto: Carolina Schmidt / Folha do MateDez mulheres foram homenageadas
As dez mulheres homenageadas com o secretário da Cultura, Lucas Ferreira; e com integrantes da ONG, Ana Lúcia Landim e Dalana Landim

Foi um bonito evento, com apresentações culturais e falas emocionadas, realizado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

Na ocasião, foram homenageadas:

– Amanda Ferreira- Ana Flávia Hantt- Andréia Haas- Lisiane Santos de Vargas Camargo- Luciana Lopes- Luciana Silva da Silva- Maria Susana de Carvalho- Maria Zulmira de Moura Portella- Sandi Kisler- Vivian de Cássia Fausto

E ao receber a homenagem, não pude deixar de falar aos presentes justamente sobre o RespeitAme, este espaço criado aqui no T&T para discutirmos temáticas relacionadas ao respeito e empoderamento feminino.

Um compromisso que assumimos e que tem como diretriz principal enxergar todas as pessoas como seres humanos. E ponto. Não há distinção de gênero, credo, de raça, de orientação sexual ou de qualquer outro aspecto.

Seres humanos. Ponto.

Pessoalmente, sinto-me muito lisonjeada em receber esta homenagem, especialmente pela seriedade do trabalho realizado pela ONG Alphorria. No entanto, entendo que esse troféu, na verdade, está sendo entregue para um time de pessoas que, no seu dia a dia de trabalho com a comunicação, se preocupa em usar as ferramentas disponíveis para desenvolver a comunidade na qual estamos inseridos.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPossibilidade de falar sobre o RespeitAme
Possibilidade de falar sobre o RespeitAme

é assim com os projetos desenvolvidos pela Folha do Mate. é assim com as ações do Na Pilha!. é assim com o trabalho que estamos iniciando aqui no T&T. Mulheres e homens trabalhando juntos, somando forças e competências em uma tentativa de fazer a diferença.

Nesse contexto, lembro ainda de uma frase famosa de Mahatma Gandhi:

Seja você a mudança que você quer ver no mundo.

Parabenizo a ONG Alphorria pelo importante trabalho que vem sendo realizado no município e na região, assim como todas as mulheres homenageadas nesta edição do Troféu Mulher Ativista Destaque. Com certeza todos vocês estão sendo a diferença que vocês desejam ver neste mundo em que vivemos.

Afinal, feliz daquele que pode, com o seu trabalho diário, gerar algum tipo de impacto social.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasProfessora Maria Suzana de Carvalho destacou a presença de suas ex-alunas, Andréia Haas e Ana Flávia Hantt, entre as homenageadas.
Professora Maria Susana de Carvalho destacou a presença de suas ex-alunas, Andréia Haas e Ana Flávia Hantt, entre as homenageadas. “Posso ver que deixei uma sementinha”, disse.

O TROFéUA ONG Alphorria, desde a sua criação, trabalha para mudar a realidade e as diferenças que ainda há entre homens e mulheres, principalmente na questão da mulher negra. “Sabemos que elas ainda têm pouco espaço na sociedade. O que queremos é unir forças com todas as mulheres para mudar o cenário”, destaca a diretora da entidade Ana Lúcia Landim.

O objetivo é realizar a inclusão e fazer com que haja maior visibilidade. Isso é possível com a colaboração de todos. A luta da mulher é constante e sempre estamos buscando pelas reivindicações.

O Troféu Mulher Ativista Destaque foi criado em 2014, e homenageia mulheres, negras ou não, que contribuem de alguma forma para diminuir as desigualdades.