Sempre fui uma metida a relações públicas. Ajudo a organizar aniversário surpresa, festa de Comunhão, Natal, Páscoa, já dei pitaco em festa de casamento, mas não tinha tido, ainda, a experiência de ter que organizar uma festa do início ao fim. Estou neste processo e confesso que achei que seria menos trabalhoso ou achei que seria menos exigente com a minha esperada (salve, salve) formatura em Jornalismo.
Faltam sete meses. Ontem parecia que faltavam um ano. Passa rápido demais. Sei que as coisas não podem ficar para a última hora, mas não achei que precisava ser tão rápido. Se você não se organizar, perde os melhores orçamentos, o salão mais bacana, o buffet que planejava. é pensar, colocar na ponta do lápis e partir para as confirmações.Tudo começa com a tal lista de convidados. é ela que baseia o tamanho da festa e quanto você vai gastar. Você vai contratar buffet, comprar bebidas, confeccionar convites, decoração? Tudo depende do número de convidados. Esta parte é, sem dúvida, a parte mais díficil do processo, pois têm aqueles que você não deixaria de convidar por nada, os que você gostaria de convidar e aqueles que você DEVE convidar. A formatura tem um diferencial: queremos que a festa tenha nosso jeito, não dos nosssos pais; queremos que ela tenha nossos amigos, não os amigos dos nossos pais.
Mesmo assim, quando vê sua listinha vira um listão e se você não tem e nem pensou em gastar tanto dinheiro, precisa cortar convidados, afinal, são eles que vão beber, sentar, comer. Ah…também não pensem que a lista se faz em um dia só. Ela vai te acompanhar, pelo menos, até as vésperas da impressão dos convites. Os experientes alertam: “mesmo que você não queira, você vai acabar esquecendo de alguém que deveria convidar.”
TUDO ISSO é APENAS O COMEçO…
Depois da lista você precisa ver salão de festas, buffet, fotos, convites, som, sobremesa, bebidas, garçons, cabelo, maquiagem, sapato, vestido. Minha nossa! Tudo tem um custo e às vezes você até se assusta. Por que é tão caro? Cada centavo, cada real você pesa nas escolhas. Na flor que você escolhe para colocar na mesa, no docinho menos elaborado, no convite mais simples e esquece as lembrancinhas.Mas nesta conta, também deve se prezar por qualidade nos serviços e na criatividade. Qualidade, pois você quer que tudo seja bem organizado e de bom gosto. Teus convidados só vão criticar a festa se a bebida estiver quente, a comida com gosto ruim e as músicas fora de qualquer playlist atual. Você quer que o momento seja teu, mas precisa se preocupar com um ambiente agradável e que tenha a cara, de pelo menos, a maioria dos convidados.Por fim, se nem tudo que você gostaria, imaginava ou até, sonhava, poderá ser feito, apele para a criatividade. A internet hoje é uma ferramenta maravilhosa e que te ajuda a garimpar ideias fantásticas de convites, de decoração, de docinhos. Muita coisa você mesmo pode fazer, sem muito custo e com a ajuda de amigos, afinal, eles precisam curtir os bastidores deste grande dia, com você.Também não deixe de lado os pais. Eles podem não ter o mesmo gosto de cores, de cardápio e bebidas, mas eles são os que mais se empolgam com a comemoração, pois estarão, enfim, vendo você concretizar uma formação que também foi sonhada por eles.